- Back to Home »
- Conteúdos de Espanhol para a 2a certificação 2017
Posted by : CP2sc3
quarta-feira, 13 de setembro de 2017
DEPARTAMENTO DE ESPANHOL
PROGRAMA DE ESPANHOL/LE – 2017
1ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 1. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
Além do uso do livro Enlaces, atentar para a realização de atividades
que objetivem o desenvolvimento de estratégias de leitura e da gramática
reflexiva com vistas a ampliar a capacidade argumentativa dos educandos.
2ª certificação - Unidades:
3, 4 e 5
Competência Intercultural
|
Competência Discursiva
|
Competência linguístico-gramatical
|
|
|
|
- Reconhecer a diversidade de moradias em diferentes sociedades
e lugares
- Analisar criticamente as implicações ambientais e socioeconômicas
do uso de recursos naturais, materiais e energéticos
- Descrever ambientes e localizar objetos
|
- Informar
a existência de um lugar e localizá-lo
-
Descrever cidades
- Descrever
casas
-
Localizar objetos
-
Descrever hábitos e costumes
- Falar
de atividades de preservação ambiental
-
Empregar expressões de frequência
|
- Gênero
e número de adjetivos e substantivos
- Artigos
definidos e indefinidos
-
Heterogenéricos (material à parte)
-
Preposições
- Graus
do adjetivo: comparativos e superlativos
-
Advérbios e preposições de lugar
-
Presente do Indicativo (verbos regulares e irregulares)
- Verbos
reflexivos
- Léxico:
estabelecimentos públicos, partes da casa e expressões de frequência
|
|
|
|
2ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 2. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
Além do uso do livroEnlaces,
atentar para a realização de atividades que objetivem o desenvolvimento de
estratégias de leitura e da gramática reflexiva com vistas a ampliar a
capacidade argumentativa dos educandos.
2ª certificação -
Unidades: 2, 3 e 4
Competência Intercultural
|
Competência Discursiva
|
Competência linguístico-gramatical
|
|
|
|
- Comparar processos de formação socioeconômica e
cultural, relacionando-os ao contexto histórico e geográfico
- Contextualizar e ordenar os fatos registrados,
compreendendo a importância dos fatores sociopolíticos
- Reconhecer a diversidade dos valores culturais e
artísticos
|
- Narrar
fatos, acontecimentos e experiências pessoais e profissionais
- Falar de
atividades de lazer
- Descrever
pessoas, coisas, situações e circunstâncias de fatos no passado
- Comparar
passado e presente
-
Reconhecer os diferentes gêneros discursivos
|
- Pretérito
Indefinido, Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito do Indicativo
- Marcadores
temporais
|
3ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 3. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
Além do uso do livro Enlaces,
atentar para a realização de atividades que objetivem o desenvolvimento de
estratégias de leitura e da gramática reflexiva com vistas a ampliar a
capacidade argumentativa dos educandos. Ao longo do ano, trabalharemos textos
diversos de vestibular e Enem.
2ª certificação – Unidades
2*, 4** e Unidade 6 (livro da 2ª série/EM) ou material à parte*** que trate
de forma contextualizada o Presente do Subjuntivo
|
||
Competência Intercultural
|
Competência Discursiva
|
Competência linguístico-gramatical
|
|
|
|
- Refletir sobre os aspectos positivos e negativos das
novas tecnologias e de experimentos científicos
- Reconhecer a diversidade sociocultural hispânica,
relacionando ética e cidadania
|
- Expressar opinião e argumentos
- Expressar acordo e desacordo e justificar
- Expressar desejos e possibilidades no futuro
|
- Presente do Subjuntivo
- Expressões de opinião, desejo e probabilidade
- Concomitância de pronomes complemento OD e OI
|