Posted by : CP2sc3 sexta-feira, 29 de dezembro de 2017






COLÉGIO PEDRO II


CAMPUS DE SÃO CRISTOVÃO III

Pontos Nodais da PI e PFV –

DESENHO/ 1º Ano/ 2017


Ensino Médio

Série / Ano
Prova
Conteúdos
1º Ano
  • PI
  • Escala numérica
  • Identificar a escala utilizada em diferentes desenhos.
  • Sólidos Geométricos:
    • Poliedros: Regulares e Irregulares
    • Sólidos de revolução
  • Conceituar os sólidos geométricos e seus elementos geométricos. Inclusive em variados tipos de projeções.
  • Sistema Projetivo
  • Noções dos diversos tipos de projeção.
  • Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas.
  • Sistema Cilíndrico Ortogonal
  • Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. Inclusive com circunferências.
  • Sistema Cilíndrico Oblíquo
  • Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. Inclusive com circunferências.
  • Sistema Cônico
  • Compreender a percepção do espaço na perspectiva cônica identificando seus elementos.
  • Identificar a projeção e saber executar a perspectiva cônica de sólidos geométricos.

  • PFV
  • Escala
  • Identificar a escala gráfica e numérica dada as suas definições.
  • E em diferentes tipos de projeções:
  • Ser capaz de construir desenhos técnicos em escala.
  • Sólidos Geométricos:
    • Poliedros: Regulares e Irregulares
    • Sólidos de revolução
  • Identificar os sólidos geométricos e seus elementos geométricos em variados tipos de projeções.
  • Sistemas Projetivos
  • Noções dos diversos tipos de projeção.
  • Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas.
  • Sistema Cilíndrico Ortogonal
  • Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. Inclusive com circunferências.
  • Sistema Cilíndrico Oblíquo
  • Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. Inclusive com circunferências.
  • Sistema Cônico
  • Compreender a percepção do espaço na perspectiva cônica identificando seus elementos.
  • Identificar a projeção e saber executar a perspectiva cônica de sólidos geométricos.


Pontos Nodais da PI e PFV

DESENHO/ 2º Ano/ 2017

Ensino Médio

Série / Ano
Prova
Conteúdos
2º Ano
  • PI
  • Geometria Descritiva
  • Identificar os planos de projeção que constituem o sistema cilíndrico ortogonal e os seus desdobramentos através da organização espacial e a sua representação em Épura.
  • Reconhecer e aplicar a representação e projeção do ponto através de suas coordenadas absolutas e relativas no espaço e em épura.
  • Classificar e projetar as retas (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção.
- Reconhecer e determinar como e quando um ponto pertence a uma reta (Pertinência de ponto e reta).
- Identificar e definir a trajetória de uma reta através dos pontos pertinentes à reta e aos planos de projeções (Pontos notáveis).
- Identificar e representar as posições dentre duas retas no espaço e em épura (Posições relativas entre duas retas).
  • Classificação e projeção dos planos (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção.
- Reconhecer e determinar como e quando uma reta pertence a um plano (Pertinência de reta e plano).
- Reconhecer e representar figuras contidas em plano.

  • PFV
  • Desenho Projetivo
  • Noções dos diversos tipos de projeção.
  • Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas.
  • Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos.
  • Geometria Descritiva
  • Planos de projeção e épura
  • Representação do ponto através de suas coordenadas
  • Estudo da reta
  • Estudo do plano





Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger