Posted by : CP2SC3 terça-feira, 13 de junho de 2017

Filosofia
Pontos nodais (Primeira Certificação – 2017)

Primeira série
Introdução ao filosofar

Professor Diego Ramalho: “O que é a felicidade?”
·         Epicuro de Samos: Ensinamentos expostos na Carta sobre a felicidade (a Meneceu): 1) a utilidade da Filosofia; 2) acerca da divindade; 3) a finitude humana; 4) a relação serena com os prazeres e as dores; 5) a vontade livre. Eudaimonía, ataraxia, autarquia, aponia e prudência.
·         Aristóteles: O ser humano enquanto animal político; a noção clássica de télos e a doutrina do finalismo natural; a felicidade enquanto sumo bem humano.
Professor Sidharta Mendes: “O que é a felicidade?”
·         O papel da filosofia na busca da felicidade;
·         Aristóteles, Epicuro e o conceito de felicidade;
·         Ataraxiaaponia e prazer: Epicuro e a Carta a Meneceu;
·         Justa medida e hábito: Aristóteles e a “ética das virtudes”;
·         Aristóteles e Epicuro: semelhanças e diferenças.
Professor Marcelo Inague: “Introdução ao filosofar”
·         A filosofia como criação do gênio helênico: mythos e lógos; etimologia da palavra "filosofia"; significado e sentido do termo Thauma;
·         A Alegoria da caverna: caracterização e distinção entre dóxa x epistéme e entre Mundo Sensível x Mundo Inteligível; dialética ascendente e dialética descendente;
·         Platão: Teoria das Ideias, Teoria da Participação e Teoria da Reminiscência;
·         Sócrates e a pólis: o não-saber e a busca pela sabedoria; o eudaímon socrático; 
·         A dialética socrática e suas etapas: ironia e maiêutica.


Segunda série
Epistemologia/Teoria do conhecimento

Professora Anamar Moncavo: Teoria do Conhecimento na Filosofia Moderna
·         Racionalismo de René Descartes: Primeira e Segunda Meditações, prova da existência de Deus, prova da existência do mundo externo;
·         Empirismo de David Hume: Investigação sobre o entendimento humano, crítica à noção de identidade (Tratado da Natureza Humana), crítica à ideia de causalidade.
Professora Mariana Condé: O problema do conhecimento e as principais vertentes filosóficas que dele se ocupam
·         O ceticismo pirrônico na Antiguidade e sua retomada no período renascentista: noções de Equipolência, Epokhé e Ataraxia;
·         O racionalismo cartesiano (Primeira Meditação; Segunda Meditação, §1-§7): dúvida hiperbólica; argumentos dos sentidos, do sonho e do gênio maligno, até o alcance do cogito como certeza indubitável e primeiro ponto de apoio para a ciência. 
·         O empirismo humeano: a crítica ao cogito cartesiano e a teoria sobre a origem das ideias.


Terceira série
Professor Diego Ramalho: Questões de Estética na Antiguidade
·         A crítica platônica às artes miméticas: aspectos político-pedagógico, metafísico-epistemológico e estético;
·         Aristóteles e valorização da tragédia grega.

Professor Sidharta Monteiro: Questões de Estética na Antiguidade
·         Platão e crítica à poesia no diálogo Íon;
·         O princípio de universalidade da techné e a teoria da competência única: a crítica à poesia homérica;
·         Poesia e rapsódia: o sentido da mimese no Íon;
·         A crítica à arte mimética na República: aspecto político-pedagógico e metafísico-epistemológico;
·         Mimese e catarse na Poética de Aristóteles.
Professora Anamar Moncavo: Crise da Metafísica na Contemporaneidade
·         Contextualização, causas, efeitos, elementos definidores; 
·         Platão e a interpretação metafísica da existência;

·         Nietzsche: da morte de Deus até a superação do niilismo.

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