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Posted by : CP2SC3
terça-feira, 13 de junho de 2017
Filosofia
Pontos nodais (Primeira
Certificação – 2017)
Primeira série
Introdução ao filosofar
Introdução ao filosofar
Professor Diego Ramalho: “O que é a felicidade?”
·
Epicuro de Samos: Ensinamentos expostos na Carta
sobre a felicidade (a Meneceu): 1) a utilidade da Filosofia; 2) acerca da
divindade; 3) a finitude humana; 4) a relação serena com os prazeres e as
dores; 5) a vontade livre. Eudaimonía,
ataraxia, autarquia, aponia e
prudência.
·
Aristóteles: O ser humano enquanto animal
político; a noção clássica de télos e
a doutrina do finalismo natural; a felicidade enquanto sumo bem humano.
Professor Sidharta Mendes: “O que é a felicidade?”
·
O papel da filosofia na busca da felicidade;
·
Aristóteles, Epicuro e o conceito de felicidade;
·
Ataraxia, aponia e prazer: Epicuro e a Carta
a Meneceu;
·
Justa medida e hábito: Aristóteles e a “ética das virtudes”;
·
Aristóteles e Epicuro: semelhanças e diferenças.
Professor Marcelo Inague: “Introdução ao filosofar”
·
A filosofia como criação do gênio helênico: mythos e lógos;
etimologia da palavra "filosofia"; significado e sentido do termo Thauma;
·
A Alegoria da caverna: caracterização e distinção entre dóxa x epistéme e entre Mundo
Sensível x Mundo
Inteligível; dialética ascendente e dialética descendente;
·
Platão: Teoria das Ideias, Teoria da Participação e Teoria da
Reminiscência;
·
Sócrates e a pólis: o não-saber e a busca pela sabedoria; o eudaímon socrático;
·
A dialética socrática e suas
etapas: ironia e maiêutica.
Segunda série
Epistemologia/Teoria do conhecimento
Epistemologia/Teoria do conhecimento
Professora Anamar Moncavo: Teoria do Conhecimento na
Filosofia Moderna
·
Racionalismo de René Descartes: Primeira
e Segunda Meditações, prova da
existência de Deus, prova da existência do mundo externo;
·
Empirismo de David Hume: Investigação
sobre o entendimento humano, crítica à noção de identidade (Tratado da Natureza Humana), crítica à
ideia de causalidade.
Professora Mariana Condé: O problema do conhecimento
e as principais vertentes filosóficas que dele se ocupam
·
O ceticismo pirrônico na Antiguidade e sua retomada no período
renascentista: noções de Equipolência, Epokhé e Ataraxia;
·
O racionalismo cartesiano (Primeira Meditação; Segunda Meditação, §1-§7):
dúvida hiperbólica; argumentos dos sentidos, do sonho e do gênio maligno, até o
alcance do cogito como certeza indubitável e primeiro ponto de apoio para a
ciência.
·
O empirismo humeano: a crítica ao cogito cartesiano e a teoria sobre a
origem das ideias.
Terceira série
Professor Diego Ramalho: Questões de Estética na
Antiguidade
·
A crítica platônica às artes miméticas: aspectos político-pedagógico,
metafísico-epistemológico e estético;
·
Aristóteles e valorização da tragédia grega.
Professor Sidharta Monteiro: Questões de Estética na
Antiguidade
·
Platão e crítica à poesia no diálogo Íon;
·
O princípio de
universalidade da techné e a teoria
da competência única: a crítica à poesia homérica;
·
Poesia e rapsódia: o sentido da mimese no Íon;
·
A crítica à arte mimética na República:
aspecto político-pedagógico e metafísico-epistemológico;
·
Mimese e catarse na Poética de
Aristóteles.
Professora Anamar Moncavo: Crise da Metafísica na
Contemporaneidade
·
Contextualização, causas, efeitos, elementos definidores;
·
Platão e a interpretação metafísica da existência;
·
Nietzsche: da morte de Deus até a superação do niilismo.