Posted by : CP2SC3 sábado, 14 de maio de 2016

O que é a Dislexia?
A Dislexia se caracteriza por problemas na leitura. Quando a pessoa lê, ela pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e a pessoa pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras mais familiares. A Dislexia é inesperada pois não tem uma causa evidente. A pessoa tem inteligência normal e condições adequadas em seu meio e em seu ensino, não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas auditivas e visuais.
A dislexia é uma doença?
A dislexia não é considerada uma doença. Pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos lingüísticos relacionados à leitura. O disléxico tem dificuldade para associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa seqüência temporal . É uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada a problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas,retardo, problemas psicológicos e sócio culturais.
A dislexia pode ser encontrada também no adulto?
A dislexia é um transtorno de linguagem que perdura ao longo da vida, se nasce disléxico. Mediante um grande esforço, adultos podem ter aprendido a conviver com suas dificuldades, e se tiverem feito um tratamento adequado, terão desenvolvido estratégias que compensarão estas dificuldades, facilitando-lhes a vida acadêmica.
Fonte: http://www.andislexia.org.br/

COMO UMA PESSOA COM DISLEXIA LÊ?

O primeiro sinal de provável dislexia pode ser detectado quando a criança, apesar de estudar, tem grande dificuldade em assimilar o que é ensinado pelo professor. Crianças cujo desenvolvimento educacional é retardatário podem ser bastante inteligentes, porém, ter dislexia. O melhor procedimento a ser adotado é permitir que profissionais qualificados na área de saúde mental e educacional, examinem a criança para averiguar se ela é disléxica. A dislexia não é o único transtorno que inibe o aprendizado, mas é o mais comum e pode vir acrescido de TDAH ou outros transtornos.
Existem muitos sinais que identificam a dislexia. Crianças disléxicas tendem a confundir letras com grande frequência. Entretanto, esse indicativo não é totalmente confiável, pois muitas crianças, inclusive não-disléxicas, frequentemente confundem as letras do alfabeto e as escrevem de lado ao contrário, principalmente no inicio da alfabetização. No maternal, ou na alfabetização crianças disléxicas demonstram dificuldade ao tentar rimar palavras e reconhecer letras e fonemas. Na primeira série, elas não conseguem ler palavras curtas e simples, têm dificuldade em identificar fonemas e reclamam que ler é muito difícil. Do primeiro ao quinto ano, crianças que tem dislexia têm dificuldade em soletrar, ler em voz alta e memorizar palavras; elas também frequentemente confundem palavras. Esses são apenas alguns dos muitos sinais que identificam que uma criança tem dislexia. A dislexia é tão comum em meninos quanto em meninas.

A Dislexia não impede as pessoas de serem o que elas querem, o preconceito sim!

Famosos disléxicos:
Artistas/Escritores 
Leonardo da Vinci
Pablo Picasso
Vincent van Gogh
Walt Disney
Hans Christian Andersen
Agatha Christie

Inventores/Cientistas 
Albert Einstein
Thomas Edison
Alexandre Graham Bell
Charles Darwin

Músicos/Atores/Diretores 
John Lennon
Cher
Tom Cruise
Harrison Ford
Robin Williams
Whoopi Goldberg
Quentin Tarantino

Políticos/Estrategistas 
Winston Churchill
John F. Kennedy
Nelson Rockefeller
General George Patton
 Fonte: http://www.ganhesempremais.com.br/psicopedagogia/dislexia-talento-ou-transtorno/

Em nosso Campus, o NAPNE -Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, realiza um trabalho de apoio aos alunos e professores.

Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger