- Back to Home »
- CONTEÚDOS DA PFV 1ª E 2ª SÉRIES
Posted by : CP2sc3
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
CONTEÚDOS DA PFV
1ª E 2ª SÉRIES
MATEMÁTICA
BIOLOGIA
DESENHO
PORTUGUÊS
1@ série Língua:
Literatura:
|
Funções da Linguagem
Variabilidade linguística
Estrutura das Palavras
Processos de Formação de Palavras
Estudo dos verbos
Figuras de linguagem
Gêneros literários
Classicismo
Quinhentismo (Literatura
Informativa e Jesuítica)
Barroco
Arcadismo
|
2@ série Língua:
Literatura:
|
Período composto todo
(orações desenvolvidas e reduzidas)
Romantismo (comparado aos outros)
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
|
ESPANHOL
COLÉGIO
PEDRO II
Departamento
de Espanhol
Coordenadora
Geral de Curso: Prof.ª Daniele Cabral
PFV DE ESPANHOL – PONTOS
NODAIS – Ano Letivo: 2018
|
- Compreensão
leitora
- Conteúdos
linguístico-gramaticais:
|
2ª
Série:
- Compreensão
leitora
- Conteúdos
linguístico-gramaticais:
|
SOCIOLOGIA
-Ciência e Senso Comum (1º trimestre)
-Trabalho (2º trimestre)
-Alienação (2º trimestre)
-Mercadoria/ Mais -Valia (2º trimestre)
-Ideologia (3º trimestre)
-Hegemonia/ contra hegemonia (3º trimestre)
-Indústria Cultural (3º trimestre)
-Meios de Comunicação(3º trimestre)
Pontos Nodais 2º ano:
- etnocentrismo e relativismo cultural ( 1º trimestre)
- democracia racial e mito da democracia racial (2º trimestre)
- Franz Fanon- Pele negra, mascaras brancas. (2º trimestre)
- gênero e sexualidade (3º trimestre)
- Patriarcalismo (3º trimestre)
- violência de Gênero e LGBTT (3º trimestre)
- Papeis Sociais de gênero/socialização/divisão sexual do trabalho (3º trimestre)
- Movimentos sociais feministas (3º trimestre)
ARTES VISUAIS
- Períodos da História da Arte: Arte Moderna e Arte Contemporânea.
Arte Moderna – Dadaísmo (meios artísticos, características e contexto histórico). Os ready-mades de Marcel Duchamp, suas principais ideias e a influência delas na arte contemporânea;
Arte Contemporânea – Pop Art, Arte Conceitual e Arte Urbana (meios artísticos, aspectos formais, contexto histórico).
- Meios Artísticos (ou linguagens artísticas, ou produções artísticas, ou objetos artísticos ou obras de arte):
Ready-made;
Performance (happening);
Instalação;
Grafite;
Intervenção Urbana.
O aluno deverá ser capaz de:
a) de acordo com o movimento ou obra de arte saber definir os aspectos formais, os elementos visuais, a temática, conceituar e reconhecer as características do estilo;
b) estabelecer relações entre o estilo/tendência artística e os contextos históricos, econômicos, políticos e sociais;
c) criar uma produção artística. Terá que escolher o meio (por exemplo uma Intervenção Urbana) e detalhadamente escrever todo o processo criativo, citando os materiais que serão utilizados, o local onde ficará o trabalho e se será uma produção efemêra ou duradoura.