- Back to Home »
- PONTOS NODAIS DA 3ª CERTIFICAÇÃO
Posted by : CP2sc3
segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Ø MATEMÁTICA - 3ª SÉRIE
TURMAS REGULARES:
MAT I: Números Complexos, Polinômios
e Equações Algébricas.
MAT II: Geometria Analítica: Ponto,
Reta e Circunferência.
TURMAS INTEGRADAS (IN 311 e MA 313):
MAT I: Matrizes, Determinantes e
Sistemas Lineares.
MAT II: Geometria Espacial: Pirâmide,
Cone e Esfera.
Ø Sociologia - 3ª SÉRIE
- Correntes Ambientais
Preservacionismo
Conservacionismo
Ambientalismo dos pobres, Racismo Ambiental /
(in) Justiça Ambiental
- Segurança Alimentar x Soberania
Alimentar
- Desenvolvimento Sustentável
(Sustentabilidade)
- Sociedade de Consumo - Economia Verde
-Agricultura Familiar
, .Orgânicos (movimentos sociais)
-Agronegócio/Revolução Verde / Agrotóxicos
e Transgênicos
- Populações Tradicionais e a questão
ambiental
Ø HISTÓRIA - 3ª SÉRIE
- Era Vargas (193-45)
- República
Liberal Democrática (1946-4964)
- Regime Militar
Brasileiro (1964-1985)
- Mundo
Contemporâneo Pós- 1945
1a Série: Brasil
Colônia e Iluminismo
2a Série: Crise do Sistema Colonial, Brasil Império, Imperialismo,
Processo de Expansão dos EUA.
Ø FÍSICA - 3º ano
- campo e força elétrica
- circuitos elétricos
- energia elétrica
- ondas e acústica
- magnetismo
1º ano
princípios da
óptica geométrica
espelhos plano e
esféricos
refração
lentes
2º ano
gravitação
MCU
MU
MUV
força centrípeta
Impulso,
Quantidade de Movimento e sua Conservação
Trabalho e
Potência
Energia e sua
Conservação
Ø QUÍMICA –
3ª SÉRIE
QUÍMICA ORGÂNICA
- ISOMERIA
- REAÇÕES ORGÂNICAS
FISQUI
- TERMOQUÍMICA
- DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
- CINÉTICA
- Ka, Kb,pH,POH
- PILHAS
Ø ESPANHOL -
3ª SÉRIE
- compreensão leitora
- imperativos afirmativo e negativo
- colocação pronominal com imperativos
- alimentação saudável
1. Revisão de tempos verbais
2. Discurso indireto
3. Grupos nominais
4. Marcadores de discurso
5. Vocabulário relacionado a trabalho e imigração
Ø FILOSOFIA
3ª SÉRIE
Nietzsche e a crise da metafísica;
o existencialismo de Jean Paul Sartre;
Tópicos de Filosofia Contemporânea: Hannah Arendt - o problema da banalidade do mal;
Peter Singer - Ética prática, a questão do aborto;
Tópicos de estética: Platão, o belo e a mímesis;
Nietzsche e o problema do gênio.
2a SÉRIE
Ø INGLÊS - 3ª SÉRIE
1. Revisão de tempos verbais
2. Discurso indireto
3. Grupos nominais
4. Marcadores de discurso
5. Vocabulário relacionado a trabalho e imigração
1a Série
1. seções de vocabulário das Unidades 4, 5 e 6
2. formação de palavras (apostila)
3. leitura crítica (apostila)
4. substantivos contáveis e incontáveis
5. verbos modais
6. marcadores de discurso
2a Série
1. vocabulário das Unidades 5 e 6
2. revisão de tempos verbais
3. uso de "will" e "going to" para expressar o
futuro
4. frases com estrutura condicional
5. formação de palavras
6. marcadores de discurso
Ø FILOSOFIA
3ª SÉRIE
Nietzsche e a crise da metafísica;
o existencialismo de Jean Paul Sartre;
Tópicos de Filosofia Contemporânea: Hannah Arendt - o problema da banalidade do mal;
Peter Singer - Ética prática, a questão do aborto;
Tópicos de estética: Platão, o belo e a mímesis;
Nietzsche e o problema do gênio.
2a SÉRIE
- Epistemologia: relações entre dúvida e conhecimento (ênfase no racionalismo cartesiano);
- Ética: doutrinas teleológicas e deontológicas; ética aristotélica (finalidade, felicidade, virtudes); ética kantiana (boa vontade, lei moral, imperativo categórico);
Política: teorias clássicas sobre o Estado (ênfase no contratualismo: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, John Locke).
- Ética: doutrinas teleológicas e deontológicas; ética aristotélica (finalidade, felicidade, virtudes); ética kantiana (boa vontade, lei moral, imperativo categórico);
Política: teorias clássicas sobre o Estado (ênfase no contratualismo: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, John Locke).
1a SÉRIE
As origens do pensamento grego; mito e filosofia: aproximações e distanciamentos; arché; physis; lógos; filosofia pré-socrática: Tales de Mileto e Heráclito de Éfeso; filosofia de Sócrates; método socrático - componentes e objetivos; filosofia de Platão; Teoria das Ideias; a "alegoria da caverna".
Ø PORTUGUÊS
1@ série Língua:
Literatura:
|
Funções da Linguagem
Variabilidade linguística
Estrutura das Palavras
Processos de Formação de Palavras
Estudo dos verbos
Figuras de linguagem
Gêneros literários
Classicismo
Quinhentismo (Literatura
Informativa e Jesuítica)
Barroco
Arcadismo
|
2@ série Língua:
Literatura:
|
Período composto todo
(orações desenvolvidas e reduzidas)
Romantismo (comparado aos outros)
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
|
3@ série Língua:
Literatura:
|
Regência
Crase
Concordância verbal e nominal
1@ fase modernista
Poesia de 30: Drummond, Cecília, Vinícius
Interpretação de Cabral
|
3º Ano
* PI * Geometria Descritiva * Identificar os Corpos Geométricos dados em diferentes tipos de projeções: * Representar os poliedros e sólidos de revolução em épura, desenho isométrico e desenvolver a superfície (planificar) sabendo reconhecer os entes geométricos em sua verdadeira grandeza e aplicando corretamente os métodos descritivos quando necessário. * Reconhecer e executar a seção plana realizada por planos projetantes em: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares - Verdadeira grandeza da seção
* PFV * Geometria Descritiva * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares
* Identificar e representar os sólidos geométricos em épura, desenho isométrico e desenvolver a superfície (planificar) sabendo reconhecer os entes geométricos em sua verdadeira grandeza e aplicando corretamente os métodos descritivos quando necessário. * Seção plana por planos projetantes nos sólidos geométricos e determinação da verdadeira grandeza da seção.
DESENHO/ 1º Ano/ 2018
1º Ano
* PI * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares o Sólidos de revolução * Sistema Projetivo * Sistema Cilíndrico Ortogonal * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cilíndrico Oblíquo * Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cônico Identificar a projeção e saber executar a perspectiva linear cônica.
* PFV * Escala * Identificar a escala gráfica e numérica dada as suas definições. * E em diferentes tipos de projeções: * Ser capaz de construir desenhos técnicos em escala. * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares o Sólidos de revolução * Identificar os sólidos geométricos e seus elementos geométricos em variados tipos de projeções. * Sistemas Projetivos * Noções dos diversos tipos de projeção. * Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas. * Sistema Cilíndrico Ortogonal * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cilíndrico Oblíquo * Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cônico Identificar a projeção e saber executar a perspectiva linear cônica.
DESENHO/ 2º Ano/ 2018
2º Ano
* PI * Geometria Descritiva * Identificar os planos de projeção que constituem o sistema cilíndrico ortogonal e os seus desdobramentos através da organização espacial e a sua representação em Épura. * Reconhecer e aplicar a representação e projeção do ponto através de suas coordenadas absolutas e relativas no espaço e em épura. * Classificar e projetar as retas (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção. - Reconhecer e determinar como e quando um ponto pertence a uma reta (Pertinência de ponto e reta). - Identificar e definir a trajetória de uma reta através dos pontos pertinentes à reta e aos planos de projeções (Pontos notáveis). - Identificar e representar as posições dentre duas retas no espaço e em épura (Posições relativas entre duas retas). * Classificação e projeção dos planos (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção. - Reconhecer e determinar como e quando uma reta pertence a um plano (Pertinência de reta e plano). - Reconhecer e representar figuras contidas em plano.
* PFV * Desenho Projetivo * Noções dos diversos tipos de projeção. * Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas. * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos. * Geometria Descritiva * Planos de projeção e épura * Representação do ponto através de suas coordenadas * Estudo da reta * Estudo do plano