Posted by : CP2sc3 segunda-feira, 3 de dezembro de 2018



CONTEÚDOS DA 3ª CERTIFICAÇÃO  


Ø  MATEMÁTICA - 3ª SÉRIE

TURMAS REGULARES:
MAT I: Números Complexos, Polinômios e Equações Algébricas.
MAT II: Geometria Analítica: Ponto, Reta e Circunferência.

TURMAS INTEGRADAS (IN 311 e MA 313):

MAT I: Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.
MAT II: Geometria Espacial: Pirâmide, Cone e Esfera.

Ø  Sociologia - 3ª SÉRIE

- Correntes Ambientais 

Preservacionismo
Conservacionismo
Ambientalismo dos pobres, Racismo Ambiental / (in) Justiça Ambiental

- Segurança Alimentar x Soberania Alimentar 

- Desenvolvimento Sustentável (Sustentabilidade)

- Sociedade de Consumo - Economia Verde

-Agricultura Familiar , .Orgânicos (movimentos sociais) 

-Agronegócio/Revolução Verde / Agrotóxicos e Transgênicos

- Populações Tradicionais e a questão ambiental


Ø  HISTÓRIA - 3ª SÉRIE

- Era Vargas (193-45)
- República Liberal Democrática (1946-4964)
- Regime Militar Brasileiro (1964-1985)
- Mundo Contemporâneo Pós- 1945


1a Série: Brasil Colônia e Iluminismo 
2a Série: Crise do Sistema Colonial, Brasil Império, Imperialismo, Processo de Expansão dos EUA.

Ø  FÍSICA - 3º ano
  1. campo e força elétrica
  2. circuitos elétricos
  3. energia elétrica
  4. ondas e acústica
  5. magnetismo
1º ano
princípios da óptica geométrica
espelhos plano e esféricos
refração
lentes

2º ano
gravitação
MCU
MU
MUV
força centrípeta
Impulso, Quantidade de Movimento e sua Conservação
Trabalho e Potência
Energia e sua Conservação


Ø  QUÍMICA – 3ª SÉRIE

 QUÍMICA ORGÂNICA
  • ISOMERIA
  • REAÇÕES ORGÂNICAS
FISQUI
  • TERMOQUÍMICA
  • DESLOCAMENTO DE EQUILÍBRIO
  • CINÉTICA
  • Ka, Kb,pH,POH
  • PILHAS

Ø  ESPANHOL  - 3ª SÉRIE

- compreensão leitora
- imperativos afirmativo e negativo
- colocação pronominal com imperativos
- alimentação saudável


Ø  INGLÊS  - 3ª SÉRIE

1. Revisão de tempos verbais
2. Discurso indireto
3. Grupos nominais
4. Marcadores de discurso
5. Vocabulário relacionado a trabalho e imigração


1a Série
1.  seções de vocabulário das Unidades 4, 5 e 6
2.  formação de palavras (apostila)
3.  leitura crítica (apostila)
4.  substantivos contáveis e incontáveis
5.  verbos modais
6.  marcadores de discurso


2a Série
1.  vocabulário das Unidades 5 e 6
2.  revisão de tempos verbais
3.  uso de "will" e "going to" para expressar o futuro
4.  frases com estrutura condicional
5.  formação de palavras
6.  marcadores de discurso



Ø  FILOSOFIA

3ª SÉRIE
Nietzsche e a crise da metafísica; 
o existencialismo de Jean Paul Sartre; 
Tópicos de Filosofia Contemporânea: Hannah Arendt - o problema da banalidade do mal; 
Peter Singer - Ética prática, a questão do aborto; 
Tópicos de estética: Platão, o belo e a mímesis; 
Nietzsche e o problema do gênio.

2a SÉRIE
- Epistemologia: relações entre dúvida e conhecimento (ênfase no racionalismo cartesiano);
- Ética: doutrinas teleológicas e deontológicas; ética aristotélica (finalidade, felicidade, virtudes); ética kantiana (boa vontade, lei moral, imperativo categórico);
Política: teorias clássicas sobre o Estado (ênfase no contratualismo: Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, John Locke).

1a SÉRIE
As origens do pensamento grego; mito e filosofia: aproximações e distanciamentos; arché; physis; lógos; filosofia pré-socrática: Tales de Mileto e Heráclito de Éfeso; filosofia de Sócrates; método socrático - componentes e objetivos; filosofia de Platão; Teoria das Ideias; a "alegoria da caverna".





Ø  PORTUGUÊS
1@ série Língua:


Literatura:

Funções da Linguagem
Variabilidade linguística
Estrutura das Palavras
Processos de Formação de Palavras
Estudo dos verbos
Figuras de linguagem
Gêneros literários
Classicismo
Quinhentismo (Literatura Informativa e Jesuítica)
Barroco
Arcadismo
2@ série Língua:
Literatura:
Período composto todo
(orações desenvolvidas e reduzidas)
Romantismo (comparado aos outros)
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
3@ série Língua:

Literatura:
Regência
Crase
Concordância verbal e nominal
1@ fase modernista
Poesia de 30: Drummond, Cecília, Vinícius
Interpretação de Cabral




































DESENHO/ 3º Ano/ 2018


3º Ano
* PI * Geometria Descritiva * Identificar os Corpos Geométricos dados em diferentes tipos de projeções: * Representar os poliedros e sólidos de revolução em épura, desenho isométrico e desenvolver a superfície (planificar) sabendo reconhecer os entes geométricos em sua verdadeira grandeza e aplicando corretamente os métodos descritivos quando necessário. * Reconhecer e executar a seção plana realizada por planos projetantes em: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares - Verdadeira grandeza da seção

* PFV * Geometria Descritiva * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares
* Identificar e representar os sólidos geométricos em épura, desenho isométrico e desenvolver a superfície (planificar) sabendo reconhecer os entes geométricos em sua verdadeira grandeza e aplicando corretamente os métodos descritivos quando necessário. * Seção plana por planos projetantes nos sólidos geométricos e determinação da verdadeira grandeza da seção.

DESENHO/ 1º Ano/ 2018


1º Ano
* PI * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares o Sólidos de revolução * Sistema Projetivo * Sistema Cilíndrico Ortogonal * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cilíndrico Oblíquo * Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cônico Identificar a projeção e saber executar a perspectiva linear cônica.

* PFV * Escala * Identificar a escala gráfica e numérica dada as suas definições. * E em diferentes tipos de projeções: * Ser capaz de construir desenhos técnicos em escala. * Corpos Geométricos: o Poliedros irregulares o Poliedros regulares o Sólidos de revolução * Identificar os sólidos geométricos e seus elementos geométricos em variados tipos de projeções. * Sistemas Projetivos * Noções dos diversos tipos de projeção. * Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas. * Sistema Cilíndrico Ortogonal * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cilíndrico Oblíquo * Identificar as projeções e saber executar a perspectiva cavaleira a partir de vistas ortográficas, desenhos isométricos e/ou perspectivas isométricas e, vice -versa. * Sistema Cônico Identificar a projeção e saber executar a perspectiva linear cônica.

DESENHO/ 2º Ano/ 2018


2º Ano
* PI * Geometria Descritiva * Identificar os planos de projeção que constituem o sistema cilíndrico ortogonal e os seus desdobramentos através da organização espacial e a sua representação em Épura. * Reconhecer e aplicar a representação e projeção do ponto através de suas coordenadas absolutas e relativas no espaço e em épura. * Classificar e projetar as retas (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção. - Reconhecer e determinar como e quando um ponto pertence a uma reta (Pertinência de ponto e reta). - Identificar e definir a trajetória de uma reta através dos pontos pertinentes à reta e aos planos de projeções (Pontos notáveis). - Identificar e representar as posições dentre duas retas no espaço e em épura (Posições relativas entre duas retas). * Classificação e projeção dos planos (Posições absolutas) tanto no espaço como em épura, reconhecendo suas especificidades mediante suas posições em relação aos planos de projeção. - Reconhecer e determinar como e quando uma reta pertence a um plano (Pertinência de reta e plano). - Reconhecer e representar figuras contidas em plano.

* PFV * Desenho Projetivo * Noções dos diversos tipos de projeção. * Reconhecer a existência dos sistemas projetivos e identificar, dadas as projeções, em quais sistemas representacionais as imagens foram geradas. * Identificar as projeções e saber executar vistas ortográficas a partir de desenhos isométricos. * Geometria Descritiva * Planos de projeção e épura * Representação do ponto através de suas coordenadas * Estudo da reta * Estudo do plano

Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger