Posted by : CP2SC3 terça-feira, 13 de junho de 2017

 1ª SÉRIE DO ENINO MÉDIO

1ª CERTIFICAÇÃO

LÍNGUA
PRESSUPOSTOS DE ABORDAGEM

I. A Comunicação Humana

I.1 – Sociedade e Cultura;
I.2 – Linguagem e Língua;
    I.2.1 – Sistema-norma-fala;
    l.2.2 – Linguagem verbal e não verbal.
    I.3 – Elementos da Comunicação / Funções da Linguagem
    I.4 – Variabilidade linguística – o preconceito linguístico.


Reflexão sobre a comunicação humana, levando os alunos a construírem os diferentes conceitos de linguagem e língua e a perceberem a estruturação desta como sistema.
Reflexão sobre as formas de comunicação verbal e não verbal, bem como sobre seus elementos constituintes, e sobre sua importância na construção das diversas representações sociais e culturais, considerando a intencionalidade discursiva dos falantes/produtores de texto.
Reflexão sobre a variabilidade linguística, como fenômeno natural e intrínseco, confrontando a existência de uma forma linguística única, ideal e correta. Consideração da língua como meio eficiente de persuasão e de dominação do outro. Proposição do preconceito linguístico como mais uma das formas perversas de discriminação social, sobretudo em relação às pessoas de baixa renda, que não têm acesso ao saber institucionalizado de qualidade.

LITERATURA
PRESSUPOSTOS DE ABORDAGEM
I. Arte e Literatura

I.1 – Conceituação de Arte e de Literatura
I.2 – Texto literário e não literário
           I.2.1 – Denotação e Conotação
           I.2.2 – Figuras de Linguagem (metáfora, metonímia, ironia, personificação, hipérbole e eufemismo)
I.3 – Gêneros Literários
I.3.1 – Conceituação dos gêneros
I.3.2 – Estudo do Gênero Narrativo

Apresentação da Literatura como manifestação artística, atemporal, embora relacionada ao espaço e ao tempo de sua criação. Apresentação dos conceitos de estilo de época e de estilo individual.
Retomada dos conceitos de denotação e de conotação e de figuras de linguagem já trabalhadas no Ensino Fundamental. É importante escolher textos nos quais sobressaiam as figuras escolhidas para a 1ª certificação, não inviabilizando que outras também sejam mencionadas.
Como, na 2ª certificação, os gêneros literários serão aprofundados, basta, nesse momento, que sejam apresentadas diferenças básicas entre os gêneros, e que seja dada atenção especial para o gênero narrativo e seus elementos constituintes. Podem ser utilizadas narrativas curtas, como contos, ou mesmo romances, como os clássicos universais. Sugere-se, ainda, o trabalho com a literatura africana. A lista de leituras será feita com sugestões das equipes do departamento, a partir de trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

REDAÇÃO
PRESSUPOSTOS DE ABORDAGEM

A produção textual priorizará a construção de textos narrativos, preferencialmente relacionados às leituras propostas.

OBS.: Sempre se fará, em sala de aula, a revisão da morfossintaxe trabalhada no Ensino Fundamental, como parte integrante do processo de correção das redações.



É importante valorizar a criatividade e o ludismo, visto que, nas demais séries do Ensino Médio, o aluno lidará, na maior parte do tempo, com textos dissertativo-argumentativos.

2a série


LÍNGUA
PRESSUPOSTOS DE ABORDAGEM
1. Sintaxe e construção de sentido
Introdução ao que seja Sintaxe. Distinções e interações entre Sintaxe, Morfologia e Semântica. O estudo da sintaxe como organização, estruturação e funcionamento das construções vivas da língua a permanente serviço da significação.
2. Coordenação e subordinação no período simples
Apresentação partir de estruturas inter e intrassintagmáticas. Importa aqui perceber que acoordenação dá-se entre termos de mesmo valor sintático ou de status funcional equivalente. Assim, um sujeito composto, por exemplo, nada mais é do que um sujeito de núcleos coordenados. Em uma construção dita bitransitiva, os dois complementos verbais estariam também coordenados entre si. Em um sintagma nominal, ainda exemplificando, os adjuntos adnominais estariam coordenados entre si, embora subordinados, obviamente ao núcleo. E eis que tratamos da subordinação entre termos simples, sempre verificada em situações que envolvam hierarquia funcional. É preciso apontar que toda relação de concordância, por exemplo, implica subordinação, assim como se verifica quanto aos vínculos ditos de regência, sejam verbais ou nominais.
3. Morfossintaxe: revisão e aprofundamento dos termos da oração
Os termos devem ser vistos dinamicamente, a partir de (con)textos, os mais diversos possíveis, quanto ao gênero (incluindo aí, orais e virtuais), atentando-se aos “triviais”, cotidianos. Deve-se tratar aqui não só dos termos simples, mas também dos oracionais. Desde já, a perspectiva de expansão e redução sintática entre estruturas simples e oracionais é uma habilidade a ser desenvolvida/aprimorada.
É importante que se consiga prestigiar a “língua viva” em contrapontos com a norma padrão. A divisão da NGB, nesse sentido, é, portanto, um ponto de problematizações, não uma lista a ser seguida para estudo dos termos. Tal problematização já é observada na própria terminologia, em incoerências descritivas/analíticas, com vistas a “dessacralizar” a gramática tradicional e, por extensão, a própria língua padrão, embora lhe resguardando centralidade como meta a se dominar, em vista de seu valor social.
No estudo dos termos da oração, pode-se a partir do estudo do sujeito e da transitividade verbal, abarcando, metonimicamente o próprio predicado, recobrir o conjunto dos itens a serem estudados.
Quanto ao sujeito, desde as orações sem sujeito, passando por tipologias de sujeito, um enfoque útil é o da agentividade plena vs. as diversas estratégias para ocultar agente no português, em uma rede gradual. Em nossa língua, a agentividade plena é tão crucial que remete até a construções de agentividade figurada:
·  ao lado de Choveu muito, tem-se, mais comumente até, Caiu uma baita chuva, em que não só se “cria” um “agente” para a oração como também se aumentam as capacidades de descrição/caracterização do fato pela estrutura dual sujeito-predicado, inexistente na primeira oração. O mesmo ocorre com Bateu um ventão danado, em lugar de Ventou muito e assim por diante.
No outro polo, encontram-se construções várias em que o agente é, gradualmente, desde ocultado (não confundir com o sujeito elíptico, uma questão do plano da coesão e do estilo) a suprimido, em construções:
·  ditas com “sujeito indeterminado”: aqui vale explorar as distinções entre as duas construções ditas de indeterminação, a de 3ª do plural mais comum e narrativa e a de 3ª do singular mais formal e argumentativa;
·  passa pelas passivas, em seus diferentes modelos, em que, mais do que a conversão estrutural, importa observar e compreender os valores discursivos das vozes verbais, de papel crucial para a argumentação;
·  ocorre nos usos expletivos de você e a gente, em papel generalizador/indeterminador, como em Hoje, você não tem mais a paz de outros tempos;
·  em orações com sintagmas nucleados por pronome ou substantivo de valor indeterminador, vago, genérico: alguém, o povo, a galera, geral, neguinho, etc.
·  emorações com  sintagmas de estruturas tipicamente brasileiras, em que o sujeito, semanticamente, representa o ser afetado, como emO vaso quebrou/ O quarto bagunçou todo, etc, em que mesmo com o sujeito determinado explicitíssimo, há total apagamento de marcas de agentividade.
no plano da(s) transitividade(s), importa focar o papel absolutamente central do elemento verbal para o mundo da sintaxe, mesmo que se trate de verbos ditos “de ligação”. O estudo da transitividade deve apontar para uma língua constituída em feixes gradativos e não em pontos discretos, ou seja, há verbos, dentre outras possibilidades, mais tipicamente intransitivos do que outros. Morrer, em português, é um verbo muito mais exemplar da intransitividade do que estar em valor locativo, por exemplo. Obviamente, isso leva a toda uma discussão sobre a distinção entre complementos e adjuntos e à consequente problematização do próprio conceito de adjunto. Retornando aos verbos relacionais, convém atentar ao marcado papel enunciativo do predicativo.
Por fim, o estudo dos termos da oração não pretende nem deve ser uma tabuleta de distinções inócuas entre funções no abstrato, como tradicionalmente se vê (caso clássico de adjunto adnominal vs. complemento nominal). Por isso, de antemão, em nossa abordagem, aposto e vocativo não se confundem em nada. Aquele é um termo de natureza explicativa― o que será retomado em outros momentos, tanto em estudos de Língua quanto de Redação no que se refere à pontuação, mais especificamente; este sequer é um termo da oração propriamente, pois antes é discursivo, prescindindo de articulação verbal para se configurar.
Não se perca de vista que devemos objetivar o estudo da língua, não da Gramática, em perspectiva claramente reflexiva de modo a que os estudantes possamse assenhorar de sua própria língua.
   Termos essenciais
   Termos integrantes
   Termos acessórios
LITERATURA

1. O projeto romântico e o projeto de construção da identidade nacional
Contextualização histórica e estética do Romantismo, em geral e no Brasil. Partindo-se da Revolução Francesa e sua proposição de ideais a atravessar o Atlântico, avolumando-se à Independência brasileira, antecedida e impulsionada pela chegada da família real.A partir daí, configura-se um projeto de nação brasileira a qual ainda guarda uma série de permanênciasdentre nós. Além dessa, importamvários outros valores de mundo românticos que prosseguem, não raras vezes, intensos, em nosso mundo. Além da percepção apontada, interessa também, claro, a linguagem romântica, com atenção à delineação de português brasileiro que aí começa a tomar corpo, com status literário, como parte do projeto de “brasilidade” do Romantismo.
As vozes inauditas no Romantismo:
- a questão indígena no Brasil e o indianismo romântico, em verso e em prosa, com a construção do papel da idealização romântica para afastar ainda mais os indígenas da sociedade brasileira, em uma reflexão que, minimamente problematize a situação desses povos ao longo da história e hoje, caracterizando a o “invisível” racismo anti-indígena em nossa sociedade;
- o lugar da mulher na sociedade brasileira na segunda metade do século XIX, tanto no que se refere à idealização romântica quanto aos valores de sociedade;
- as lutas abolicionistas e a presença afrodescendente: elementos de configuração, personagens, autoria (discussão a ir além do Romantismo, obviamente).
As muitas caracterizações da natureza romântica: da pujança da 1ª geração ao refúgio ultrarromântico. E, por ocasião deste, a 2ª geração romântica enfocada como ápice de um lirismo profundamente individualista, a reverberar as decepções de mundopelos ideias tantos não cumpridos pela promessa de um novo mundo no raiar do séc. XIX. Daí o escapismo exacerbadíssimo, irreversível e inconciliável com o mundo e qualquer mínimo desfrute que possa proporcionar, mesmo a suprema amada, inatingível sempre, retroalimentando, esteticamente, sofrer e desgosto irrefreáveis. Ainda importa daí, em termos profundamente artísticos, toda a caracterização da literatura gótica em termos de ambientação, vocabulário, campos semânticos, situações arquitetadas, etc.
Especificamente, no que diz respeito à prosa, atentar ao papel da leitura em nova configuração na sociedade brasileira (desde a chegada da família real), o papel destacado do folhetim e do próprio romance romântico em si. A formação de um público leitor no Brasil também é um fenômeno relevantíssimo a ser compreendido em sua importância e consequências.
Por fim, a apresentação de um breve painel acerca do teatro romântico brasileiro, por sua importância fundadora histórica.
   1.1. A poesia romântica
     1ª Geração
     2ª Geração
     3ª Geração
   1.2. A prosa romântica*
   1.3. Teatro romântico
REDAÇÃO

1. Painel de gêneros argumentativos
Apresentação genérica de exemplário da extensão de formatos argumentativos, cabendo também os orais. A seleção pode ser bastante livre, mas é importante que os gêneros de trabalho das três certificações estejam presentes. É importante destacar, daí, distinções formais/estruturais, bem como atentar para quem seja o leitor de cada gênero, distinguindo-se, categoricamente, leitor de corretor.
2. Aspectos gerais do texto argumentativo
Distinção básica entre exposição e argumentação. Aspectos do desenvolvimento argumentativo, em termos gerais: dedução, indução/ tese-argumento e argumento-tese..
3. Dissertação (escolar)
A partir do modelo consagrado de dissertação em concursos. Identificação das partes do texto dissertativo, estratégias de produção de parágrafos dissertativos, em função disso. Conceito de Tópico Frasal.

3a série




1ª CERTIFICAÇÃO

LÍNGUA


I. Variabilidade linguística: a “norma brasileira” e sua influência no Modernismo de 22.

II. Colocação pronominal.

III. Morfossintaxe: revisão do período simples e composto, conforme necessidades ligadas à produção do texto argumentativo.




LITERATURA


I. Breve revisão da produção literária da segunda metade do século XIX.

II. A transição da arte tradicional para a arte modernista: o Pré-Modernismo.

III. Vanguardas europeias.

IV. Introdução ao estudo da 1ª fase do Modernismo: a Semana de Arte Moderna e seus antecedentes; a linguagem modernista.


 PRESSUPOSTOS DE ABORDAGEM

O trabalho com a 3ª série volta-se para dois principais objetivos: a conclusão do Ensino Básico e a preparação do estudante para a vida acadêmica e/ou profissional e para o exercício pleno e crítico de sua cidadania. Uma vez que tais objetivos não se opõem, ao contrário, estão intimamente ligados, entende-se que este é um momento privilegiado para que sejam revisados conteúdos já trabalhados ao longo de sua escolaridade, ao mesmo tempo que outros vão sendo apresentados, ampliados e aprofundados.
                Ao pressupor como válidos os objetivos acima apresentados, pode-se trabalhar, nesta série, permanentemente, em uma perspectiva de avanços e retomadas, levando o discente a concluir sua formação de “leitor crítico e proficiente, capaz de perceber aspectos relacionados à dimensão discursiva e inter-relacional, e de produtor competente nas diversas situações sociais de uso da língua”; além de, como leitor(a), ser capaz de reconhecer, no texto literário, suas especificidades de manifestação artística, consolidando, assim, os objetivos do ensino da nossa disciplina.
                Dentro dessa perspectiva, propõe-se que, nas primeiras aulas do ano, a partir da leitura e da análise dos textos trabalhados em sala, seja feita uma breve recapitulação/revisão dos conteúdos que constituem pré-requisitos para o desenrolar do programa ao longo do ano. Trata-se de (re)lembrar, de acordo com as demandas da turma,  itens programáticos tais como: gêneros literários, com destaque para a  análise dos recursos formais da poesia e dos elementos estruturais da narrativa; denotação e conotação; funções da linguagem e figuras de linguagem. Se necessário, podemos também retomar o estudo da tradição literária brasileira como forma de embasar o aprendizado dos novos conteúdos, a saber: o Pré-Modernismo, o Modernismo e as tendências contemporâneas.

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