Posted by : CP2sc3 quinta-feira, 28 de abril de 2016

1a Série




  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de forma objetiva)

Literatura
  1. Conceito de Arte e Literatura
  2. Texto literário e texto não literário
  3. Literatura como sistema autor-obra-público
  4. Gêneros literários (conceitos gerais)
  5. O gênero épico
  6. Figuras de linguagem
Língua
  1. Língua e linguagem
  2. Língua escrita e língua oral
  3. Língua: sistema, norma e fala
  4. Signo linguístico
  5. Elementos da comunicação
  6. Funções da linguagem
Produção de texto
O texto dissertativo-argumentativo
Leitura
O sol é para todos, Harper Lee


  1. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no 323/ 2007)
Art. 9° Para a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a avaliação deverão incluir instrumentos de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas, evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput deste Artigo, 70% (setenta por cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado de prova(s) formal(is) individual(is) e até 30% (trinta por cento) ficará a critério do Professor.

Instrumento
Valor


Prova individual de Língua
3,5
Prova individual de Literatura
3,5
Avaliação de leitura (em grupo ou individual)
1,5
Produção de texto (individual)
1,5

2a Série


  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de forma objetiva)

Literatura
  1. A Literatura Brasileira da Era Nacional:
  • Romantismo:
  • Contextualização histórica
  • A poesia romântica: as três gerações
Língua
  1. Figuras de linguagem associadas aos estilos estudados
  2. Revisão, aprofundamento e articulação dos conteúdos morfossintáticos do período simples:
  • Os termos essenciais da oração: sujeito e predicado
  • Predicação verbal
  • Termos integrantes da oração: objeto direto, objeto indireto, complemento nominal e agente da passiva
  • Termos acessórios da oração: adjunto adnominal, adjunto adverbial e aposto
  • O vocativo
  • Estudo do SE: pronome apassivador e índice de indeterminação do sujeito
Produção de texto
Estudo do parágrafo dissertativo- argumentativo / Tópico frasal / Pontuação como mecanismo de coesão textual
Leitura
Os escravos, de Castro Alves
Conto “A escrava”, de Maria Firmina dos Reis




  1. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no 323/ 2007)
Art. 9° Para a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a avaliação deverão incluir instrumentos de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas, evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput deste Artigo, 70% (setenta por cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado de prova(s) formal(is) individual(is) e até 30% (trinta por cento) ficará a critério do Professor.
Instrumento
Valor


Prova individual de Língua
3,5
Prova individual de Literatura
3,5
Avaliação de leitura (em grupo ou individual)
1,5
Produção de texto (individual)
1,5

3a Série


  1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de forma objetiva)

Literatura
  1. Revisão da poesia do fim do século XIX: Parnasianismo e Simbolismo
  2. A transição da arte tradicional para a arte modernista: o Pré-Modernismo
  • A poesia de Augusto dos Anjos
  • A prosa urbana e suburbana de Lima Barreto
  • O caboclismo de Monteiro Lobato
  • O romance documental de Euclides da Cunha
  1. Vanguardas europeias
Língua
  1. Variabilidade linguística – a “norma brasileira” e sua influência no Modernismo de 22
  2. Colocação pronominal
  3. Texto argumentativo
Produção de texto
O texto argumentativo: argumentação e contra-argumentação, tipos de argumento
Leituras
Clara dos Anjos, de Lima Barreto
Conto “Negrinha”, de Monteiro Lobato
A língua de Eulália: novela sociolinguística, de Marcos Bagno






  1. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no 323/ 2007)
Art. 9° Para a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a avaliação deverão incluir instrumentos de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas, evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput deste Artigo, 70% (setenta por cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado de prova(s) formal(is) individual(is) e até 30% (trinta por cento) ficará a critério do Professor.
Instrumento
Valor


Prova individual de Língua
3,5
Prova individual de Literatura
3,5
Avaliação de leitura (em grupo ou individual)
1,5
Produção de texto (individual)
1,5

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