- Back to Home »
- PONTOS NODAIS DE ESPANHOL - 2015
Posted by : CP2sc3
quinta-feira, 5 de novembro de 2015
3a CERTIFICAÇÃO
PI - ESPANHOL/LE – 2015
1ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 1. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
3ª certificação - Unidades:
6, 7 e 8
|
Competência Discursiva
|
Conteúdo Temático
|
Competência linguístico-gramatical
|
|
-
Descrever e opinar sobre vestimenta
-
Descrever ambientes e localizar objetos
-
Descrever pessoas por seu aspecto físico e sua
personalidade
-
Expressar gostos, preferências e sensações sobre
esportes
|
-
Vestimenta e cores
-
Descrição física e psicológica
-
Esportes
|
-
Pronomes demonstrativos
-
Objeto direto e indireto
-
Verbos quedar/quedarse, poner/ponerse
-
Muy, mucho e suas variantes
-
Verbos gustar, encantar, molestar, aburrir
|
2ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 2. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
3ª certificação -
Unidade: 8
Competência Intercultural
|
Competência Discursiva
|
Competência linguístico-gramatical
|
|
|
|
-
Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer
a importância da biodiversidade para a preservação da vida, relacionando as
condições do meio e a intervenção humana
|
-
Falar de planos e projetos futuros
-
Falar de intenções e desejo de se fazer algo
-
Expressar condições reais para fazer algo
-
Pedir e dar conselhos
-
Expressar probabilidades
|
-
Futuro do Indicativo
-
Orações condicionais (si + presente do indicativo)
-
Léxico: ecologia e clima
-
Modo Condicional (*)
(*) Será
abordado com material a parte, pois este conteúdo não faz parte do livro 2.
|
|
|
3ª SÉRIE/EM
MATERIAL
DIDÁTICO: Enlaces: español para jóvenes brasileños.
Volume 3. 3.ed. São Paulo:
Macmillan, 2013.
Além do uso do manual Enlaces,
atentar para a realização de atividades que objetivem o desenvolvimento de
estratégias de leitura e da gramática reflexiva com vistas a ampliar a
capacidade argumentativa dos educandos.
3ª certificação -
Unidades: 3 e 5
|
|
|
Competência Intercultural
|
Competência Discursiva
|
Competência linguístico-gramatical
|
- Comparar processos de formação social, relacionando-os
com seu contexto histórico e geográfico.
- Contextualizar e ordenar fatos registrados,
compreendendo a importância dos fatores sociopolíticos
- Analisar e confrontar interpretações de situações ou
fatos artístico-culturais, comparando diferentes pontos de vista
|
-
Narrar fatos passados
-
Referir-se a ações passadas anteriores a outras
também passadas
-
Expressar transformações
-
Reproduzir palavras ditas por outras pessoas
-
Narrar acontecimentos
|
- Pretérito “Pluscuamperfecto” do Indicativo
- Revisão de tempos no Pretérito
- Discursos direto e indireto
- Expressões temporais
|
PROVA FINAL
PFV DE ESPANHOL – PONTOS NODAIS – 2015
1ª Série:
Competência linguístico-gramatical
|
|
- Pronomes pessoais
- Presente do Indicativo
(verbos regulares e irregulares)
- Tratamentos formal e
informal
- Verbo “gustar”
- Artigos
- Contrações e preposições
seguidas de artigos
- Objetos direto e
indireto
- Muy/mucho
- Compreensão leitora
|
2ª Série:
|
- Pretérito Indefinido,
Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito do Indicativo (verbos regulares e
irregulares)
- Expressões e marcadores
temporais
- Futuro do Indicativo
(verbos regulares e irregulares)
- Modo Condicional (verbos
regulares e irregulares)
- Adjetivos e pronomes
possessivos
- Conectores (causa,
consequência, alternativa, adição)
- Compreensão leitora
|
3ª Série
Competência linguístico-gramatical
|
|
- Modo Condicional
- Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
- Expressões de opinião, argumentação e
finalidade
- Preposições
- Pronomes (objetos direto e indireto)
- Discursos direto e indireto
- Compreensão leitora
|