- Back to Home »
- Conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura para 2a certificação 2015
Posted by : CP2SC3
terça-feira, 11 de agosto de 2015
Conteúdos e Instrumentos de avaliação de Língua Portuguesa e Literatura para 2a certificação 2015
1a Série
I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de
forma objetiva)
♦ Literatura
a) Gêneros literários: aprofundamento do
gênero lírico
b) Versificação
c) Periodização literária
d) Trovadorismo
e) Humanismo (a poesia palaciana e o
teatro de Gil Vicente)
f) Classicismo (Camões épico e lírico)
g) Diálogo da literatura brasileira com a
produção medieval e renascentista
♦ Língua
h) Variabilidade linguística
i)
História externa da língua portuguesa
j)
Estrutura das palavras (dos nomes e dos verbos)
♦ Produção de texto
O texto dissertativo-argumentativo
♦ Leituras
Tristão
e Isolda
A Ilíada,
de Homero (adaptação de Nestor de Holanda / Ediouro)
I. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no
323/ 2007)
Art. 9° Para
a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a
avaliação deverão incluir instrumentos
de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas,
evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput
deste Artigo, 70% (setenta por
cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado
de prova(s) formal(is)
individual(is) e até 30%
(trinta por cento) ficará a
critério do Professor.
|
||
Instrumento
|
Valor
|
|
Prova
individual de Língua
|
3,5
|
|
Prova
individual de Literatura
|
3,5
|
|
Avaliação de
leitura (em grupo ou individual)
|
1,5
|
|
Produção de
texto (individual)
|
1,5
|
2a Série
I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de
forma objetiva)
♦ Literatura
a) A prosa romântica
♦ Língua
b) Estudo das orações subordinadas
substantivas
c) Estudo das orações subordinadas
adjetivas
d) Funções sintáticas do pronome
relativo em português
e) Emprego dos pronomes relativos na
variedade padrão
♦ Produção de texto
Estudo do parágrafo dissertativo-
argumentativo / Tópico frasal / Pontuação como mecanismo de coesão textual
♦ Leituras
Senhora, de José
de Alencar
Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida
|
||
|
||
II. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no
323/ 2007)
Art. 9° Para
a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a
avaliação deverão incluir instrumentos
de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas,
evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput
deste Artigo, 70% (setenta por
cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado
de prova(s) formal(is)
individual(is) e até 30%
(trinta por cento) ficará a
critério do Professor.
|
||
Instrumento
|
Valor
|
|
Prova
individual de Língua
|
3,5
|
|
Prova
individual de Literatura
|
3,5
|
|
Avaliação de
leitura (em grupo ou individual)
|
1,5
|
|
Produção de
texto (individual)
|
1,5
|
3a Série
I. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (em itens / subitens, de
forma objetiva)
♦ Literatura
a) Semana de Arte Moderna
b) A poesia da 1ª fase do Modernismo
× Mário de Andrade
× Oswald de Andrade
× Manuel Bandeira
c) A prosa da 2ª fase do Modernismo
♦ Língua
d) Regência verbal e nominal
e) Crase
f) Texto argumentativo
♦ Produção de texto
O texto
argumentativo: argumentação e contra-argumentação, tipos de argumento
♦ Leituras
Vidas secas, de Graciliano Ramos
A língua de Eulália: novela sociolinguística, de Marcos Bagno
|
||
|
||
II. INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Port. no
323/ 2007)
Art. 9° Para
a composição do grau das 1ª e 2ª Certificações, as atividades voltadas para a
avaliação deverão incluir instrumentos
de natureza diferente segundo as especificidades das disciplinas,
evitando-se a concentração desses instrumentos no final do período.
§ 1o Em cada uma das Certificações de que trata o caput
deste Artigo, 70% (setenta por
cento) da pontuação, no mínimo, deverá ser obrigatoriamente resultado
de prova(s) formal(is)
individual(is) e até 30%
(trinta por cento) ficará a
critério do Professor.
|
||
Instrumento
|
Valor
|
|
Prova
individual de Língua
|
3,5
|
|
Prova
individual de Literatura
|
3,5
|
|
Avaliação de
leitura (em grupo ou individual)
|
1,5
|
|
Produção de
texto (individual)
|
1,5
|