Posted by : CP2sc3 quinta-feira, 20 de agosto de 2015


CARTA CONVITE - GRUPO DE DISCUSSÃO CP2 EM CONSTRUÇÃO

CARTA CONVITE À COMUNIDADE ESCOLAR DO CSCIII



Prezados e prezadas,
Coordenadores e Coordenadoras, professores e professoras, alunos e alunas, servidores e servidoras do setores SESOP, Coordenação, NAPNE, SGP, Secretaria, Protocolo, Prefeitura e Assessoria,


Venho, por meio desta carta, em nome do grupo CPII/CSCIII em Construção, reiterar o convite feito a todos e a todas vocês, através de carta, em 04 de maio do corrente ano, como membros da comunidade escolar do Campus São Cristóvão III, para participar das reuniões do grupo.
À época, informamos sobre a visita da Profa. Dra Mônica Pereira dos Santos, profa. Associada da Faculdade de Educação da UFRJ e Coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE) ao Campus, em 11 de maio, para  conversar conosco sobre o conceito de inclusão/exclusão, com o qual trabalha, tratando-se de uma  visão mais ampla, que aborda todo e qualquer tipo de exclusão que possa ocorrer, e que está, portanto, para além da Educação Especial.
Nesse encontro, a professora falou sobre as barreiras fortemente presentes no espaço/contexto escolar que nos afetam diretamente, não importando o local de onde estejamos falando: da sala de aula, da Sala dos Professores, do Gabinete da Direção, do pátio da escola, entre outros locais. Abordou também questões relacionadas à Diversidade Sexual, Identidade e Gênero, temáticas estudadas pelo LaPEADE.
A partir dessa visita, formou-se o grupo CPII/CSCIII em Construção   que já se reuniu algumas vezes com o objetivo de, num esforço conjunto, procurar verificar as barreiras que existem na escola, tanto às que dizem respeito à comunicação, quanto às barreiras ao acesso, à aprendizagem com sucesso e à permanência   na escola, objetivo esse que é parte de pesquisa de Doutorado, aqui no Campus São Cristóvão III.
Para tanto, buscou-se num primeiro momento, fazer um diagnóstico para saber o que incomodava a comunidade escolar. Foi colocada uma urna, junto à Coordenação, que continha a provocação: “No dia a dia da escola, me incomoda...” e no momento, estamos em processo de observação/estudo desse conteúdo.
 É de extrema importância que mais membros se juntem a esse grupo para darmos mais visibilidade à pesquisa e assim podermos ampliar o trabalho de acordo com as demandas da comunidade escolar, que forem surgindo, e dessa forma propor ações que venham a minimizar as exclusões em potencial e/ou vivenciadas.
Toda e qualquer pessoa é bem vinda, seja aluno/a, professor/a, servidor/a técnico-administrativo, ou seja é um grupo aberto, que precisa de agregar mais olhares sobre todas essas questões.  A ideia é envolver toda a comunidade escolar nessa discussão a fim de se verificar o que pode ser mudado na escola, no sentido da inclusão.
As reuniões têm se realizado ás 2as feiras, às 12h, com duração de aproximadamente uma hora e meia, na Sala de Reuniões da Direção.
A próxima será no dia 31, às 12h, na Sala de Reuniões da Direção (3º andar).  

Venha! Participe! Contamos com você!!!

Grupo CPII/CSCIII em Construção
Rio de Janeiro, 20 de agosto de 2015

 Evento aberto a toda comunidade escolar

Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger