Posted by : CP2SC3 sexta-feira, 19 de junho de 2015



DISCALCULIA - Dificuldade de aprender matemática

Para muitos, sinais de “mais”, “menos”, “maior”, podem parecer um bicho de sete cabeças. Estudos mostram que o desenvolvimento da criança em termos quantitativos é adquirido gradativamente, mas em alguns casos, a dificuldade pode ser apenas da pessoa, tratando-se de um transtorno conhecido como discalculia, e não comodismo ou preguiça como alguns podem pensar. A discalculia é causada por má formação neurológica, provocando dificuldade em aprender tudo o que está relacionado a números como: operações matemáticas; dificuldade em entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências; classificar números… É importante esclarecer que, a discalculia não é causada por má escolarização, deficiência mental, déficits visuais ou auditivos ou qualquer ligação com níveis de QI.
O que é a discalculia?
A discalculia não é um tipo de dificuldade de aprendizagem simples, mas uma dificuldade de aprendizagem que acompanhará o individuo ao longo da vida. As pessoas com discalculia podem revelar dificuldades com o sentido do número, em contar, estimar, em fazer comparações entre quantidades ou em realizar operações básicas. As dificuldades na rechamada rápida dos fatores numéricos e no cálculo são características nas pessoas com discalculia.
Quais são os sinais de alerta?
Os sinais mais evidentes de dificuldades em adquirir competências nesta área aparecem quando se inicia a aprendizagem da matemática, mas alguns podem surgir mais cedo.
Alguns dos sinais que podem indiciar uma discalculia são:
  • Dificuldades de leitura e compreensão e/ou escrita de números e símbolos matemático;
  • Dificuldades na compreensão de conceitos e símbolos;
  • Dificuldade com sequências e conteúdos matemáticos;
  • Dificuldades no Cálculo na resolução de problemas, e/ou com a utilização de unidades de medida.


No Colégio Pedro II o  Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) em cada Campi fornece suporte aos alunos e aos professores para o atendimento e adaptação de recursos para alunos disléxicos. Para maiores informações, procure o SESOP.

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