Posted by : Unknown terça-feira, 24 de março de 2015

FÍSICO POR UMA TARDE - VISITA
 Laboratório Didático do CBPF - DIA 28 DE ABRIL (quinta-feira)
INSCRIÇÕES ABERTAS COM POUCAS VAGAS (Prof. Sandro)
SAIREMOS DO NOSSO CAMPUS ÀS 12h
A divulgação dos princípios e aplicações da Física Moderna cumpre um papel importante para o entendimento e a desmistificação dos frutos da tecnologia atual e dos fenômenos naturais. Uma visão crítica do mundo, desde o ponto de vista de seus fundamentos, é crucial para construir uma sociedade ativamente envolvida com os seus problemas incluindo os de natureza social. Essa visão vem a ser importante para formar e estimular jovens na apreciação e na compreensão da Física Moderna. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), como um dos pioneiros na pesquisa em Física no Brasil, está numa posição privilegiada para participar do esforço de universalização do acesso à Física Moderna, colocando sua infra-estrutura e capacitação de seus quadros a serviço deste objetivo.
Os objetivos deste projeto são:
• Promover o envolvimento participativo do público jovem, especialmente estudantes de ensino médio, na discussão de conceitos relacionados à Física Moderna.
• Popularizar os conceitos da Física Moderna, ilustrando sua relação com os recentes avanços tecnológicos.
• Contribuir para o esforço de inclusão social, estimulando visitas de estudantes da rede pública de ensino, com especial atenção às escolas localizadas em comunidades carentes.
O Laboratório Didático dispõe de equipamentos para a realização de vários experimentos, tais como a medida da relação carga-massa do elétron, a medida da velocidade da luz, utilização da luz como portadora de informação, medida da radiação térmica, supercondutividade, o experimento de Franck-Hertz, medida da carga do elétron, difração de elétron, espectroscopia, gerador van der Graff, difração da luz, efeito fotoelétrico, e outros. São práticas simples e visuais que envolvem conceitos e medidas de fronteira como a dualidade onda-partícula. Para ilustrar, na medida da relação carga-massa do elétron pode-se observar a trajetória circular do feixe eletrônico, formando um anel de luz, e a variação do raio da trajetória com o campo magnético aplicado. Em seguida na difração do elétron seu aspecto ondulatório pode ser diretamente observado. Na experiência de supercondutividade um magneto levita ao ser colocado sobre um composto cerâmico supercondutor resfriado a temperatura do nitrogênio líquido.

Inicia com um bate papo informal sobre Física, onde serão expostas também as principais linhas de pesquisa do Centro. Em seguida os visitantes realizarão experimentos e demonstrações, orientados por monitores. Os experimentos são divididos em quatro módulos: Luz, Elétron, Átomo, Aplicações. Além de organizar o raciocínio em temas o número reduzido de alunos em cada módulo garante uma forte conexão do estudante com o fenômeno físico. Após esta etapa esses grupos são encaminhados a três laboratórios, previamente selecionados, com o intuito de visualizar o dia a dia da pesquisa em Centro de Excelência. Dentre as dezenas de laboratórios do CBPF os seguintes fazem parte do programa do Laboratório Didático: Laboratório de Nanoscopia, Laboratório Mossbauer, Laboratório de Materiais ExtraTerrestres, Laboratório de Supercondutividade, Laboratório de Free-Elétron-Laser, Laboratório de Correlação Angular, Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, Laboratório de Partículas Elementares.

Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger