- Back to Home »
- FÍSICO POR UMA TARDE - VISITA Laboratório Didático do CBPF
Posted by : Unknown
terça-feira, 24 de março de 2015
FÍSICO
POR UMA TARDE - VISITA
Laboratório Didático do CBPF - DIA 28 DE ABRIL
(quinta-feira)
INSCRIÇÕES ABERTAS COM POUCAS VAGAS (Prof. Sandro)
SAIREMOS DO NOSSO CAMPUS ÀS 12h
A divulgação dos princípios e
aplicações da Física Moderna cumpre um papel importante para o entendimento e a
desmistificação dos frutos da tecnologia atual e dos fenômenos naturais. Uma
visão crítica do mundo, desde o ponto de vista de seus fundamentos, é crucial
para construir uma sociedade ativamente envolvida com os seus problemas
incluindo os de natureza social. Essa visão vem a ser importante para formar e
estimular jovens na apreciação e na compreensão da Física Moderna. O Centro
Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), como um dos pioneiros na pesquisa em
Física no Brasil, está numa posição privilegiada para participar do esforço de
universalização do acesso à Física Moderna, colocando sua infra-estrutura e
capacitação de seus quadros a serviço deste objetivo.
Os objetivos deste projeto são:
• Promover o envolvimento participativo do público
jovem, especialmente estudantes de ensino médio, na discussão de conceitos
relacionados à Física Moderna.
• Popularizar os conceitos da Física Moderna, ilustrando sua relação com os recentes avanços tecnológicos.
• Contribuir para o esforço de inclusão social, estimulando visitas de estudantes da rede pública de ensino, com especial atenção às escolas localizadas em comunidades carentes.
• Popularizar os conceitos da Física Moderna, ilustrando sua relação com os recentes avanços tecnológicos.
• Contribuir para o esforço de inclusão social, estimulando visitas de estudantes da rede pública de ensino, com especial atenção às escolas localizadas em comunidades carentes.
O Laboratório Didático dispõe
de equipamentos para a realização de vários experimentos, tais como a medida da
relação carga-massa do elétron, a medida da velocidade da luz, utilização da
luz como portadora de informação, medida da radiação térmica,
supercondutividade, o experimento de Franck-Hertz, medida da carga do elétron,
difração de elétron, espectroscopia, gerador van der Graff, difração da luz,
efeito fotoelétrico, e outros. São práticas simples e visuais que envolvem conceitos
e medidas de fronteira como a dualidade onda-partícula. Para ilustrar, na
medida da relação carga-massa do elétron pode-se observar a trajetória circular
do feixe eletrônico, formando um anel de luz, e a variação do raio da
trajetória com o campo magnético aplicado. Em seguida na difração do elétron
seu aspecto ondulatório pode ser diretamente observado. Na experiência de
supercondutividade um magneto levita ao ser colocado sobre um composto cerâmico
supercondutor resfriado a temperatura do nitrogênio líquido.
Inicia com um bate papo
informal sobre Física, onde serão expostas também as principais linhas de
pesquisa do Centro. Em seguida os visitantes realizarão experimentos e
demonstrações, orientados por monitores. Os experimentos são divididos em
quatro módulos: Luz, Elétron, Átomo, Aplicações. Além de organizar o raciocínio
em temas o número reduzido de alunos em cada módulo garante uma forte conexão
do estudante com o fenômeno físico. Após esta etapa esses grupos são
encaminhados a três laboratórios, previamente selecionados, com o intuito de
visualizar o dia a dia da pesquisa em Centro de Excelência. Dentre as dezenas
de laboratórios do CBPF os seguintes fazem parte do programa do Laboratório
Didático: Laboratório de Nanoscopia, Laboratório Mossbauer, Laboratório de
Materiais ExtraTerrestres, Laboratório de Supercondutividade, Laboratório de
Free-Elétron-Laser, Laboratório de Correlação Angular, Laboratório de
Ressonância Magnética Nuclear, Laboratório de Partículas Elementares.