Posted by : CP2sc3 sábado, 6 de dezembro de 2014


  COLÉGIO PEDRO II – CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO III

PONTOS NODAIS  2014     PI  e  PFV      2ª SÉRIE


BIOLOGIA
PROVA INSTITUCIONAL (PI)


 TURMAS REGULARES:

- Vegetais: classificação e ciclos reprodutivos;
- Animais: classificação;
- Excreção comparada e humana;
- Sistema Endócrino;
- Reprodução comparada e humana.

 TURMAS IN 214 e MA 216:

- Vegetais: classificação e ciclos reprodutivos;
- Animais: classificação;
- Excreção comparada e humana;
- Sistema Endócrino;
- Reprodução comparada e humana.




PROVA FINAL DE VERIFICAÇÃO (PFV)


 TURMAS REGULARES:

- Vírus;
- Vegetais: classificação e ciclos reprodutivos;
- Animais: classificação;
- Digestão comparada e humana;
- Circulação comparada e humana;
- Sistema Endócrino.


TURMAS IN 214 e MA 216:

- Vírus;
- Vegetais: classificação e ciclos reprodutivos;
- Animais: classificação;
- Digestão comparada e humana;
- Circulação comparada e humana;
- Sistema Endócrino.



GEOGRAFIA

     - 1ª, 2ª e 3ª Revolução Industrial
     - Globalização
     - Neoliberalismo
     - O mundo pós - Guerra Fria
     - O papel das grandes corporações
     - Blocos econômicos
     - Primavera Árabe
     - Questão árabe – israelense


HISTÓRIA

- Período regencial do Brasil
- Brasil Império ( II Reinado) 


SOCIOLOGIA   PI

- Poder para Weber (conceito de Estado, tipos de dominação e administração burocrática);
-Racismo científico;
- Geração de 1870 e tese do branqueamento;
- Movimento modernista;
- Gilberto Freyre e a democracia racial;
-Oracy Nogueira (preconceito de marca e preconceito de origem) ;
- Florestan Fernandes (o dilema racial brasileiro/ preconceito de ter preconceito);
- Ações afirmativas e movimentos sociais;
PFV
- Os mesmos pontos da PI e acrescentar: ideologia antes do conceito de Hegemonia


FILOSOFIA

- O problema do conhecimento na Modernidade: racionalismo (Descartes) e empirismo (Hume);  

- O contratualismo (Hobbes e Rousseau);

- a ética eudaimônica de Aristóteles;

-  o deontologismo de Kant.

INGLÊS
Gramática
Vocabulário
Estratégias de leitura:
-          Simple present x present progressive
-          Simple past x past progressive
-          Modal verbs
-          Adjectives+ preposition
-          Reflexive pronouns
-          Comparative
-          Superlative
-          Present Perfect
-          Past Perfect
-          Wish
-          Relative Pronouns
-          Present Perfect Progressive
-          Fillers
-          Tag questions
-     -ing forms
- Phrasal verbs with grow
- Sentidos de one
Between/among
- Sentidos de address
- Through/throughout/ thorough etc
- even/since/yet
- Acronyms
- Palavras e expressões para descrever algo
- Phrasal verbs with carry
- Expressões com own
- Vocabulário relativo a eleições
- New/News/newly
- Expressões com make
- Either/neither/none
- Expressões com go
- Phrasal verbs with down
- The former/the latter
- Fall/fell/fill
- Adjetivos terminados em –ing e –ed
- Phrasal verbs with put
- Had better
Skimming, scanning, palavras transparentes, elementos não lineares, uso do dicionário, fazer previsões, palavras transparentes e “falsos amigos”, formação de palavras, dedução do significado pelo contexto, uso do dicionário, uso de imagens, títulos, formatação para entendimento de um texto, identificar o tipo de  texto e o gênero textual, aplicar conhecimento prévio para compreender um texto,
compreender informações dadas através de números, compreender a ideia principal de um parágrafo, focar na lógica de um argumento quando não compreendemos os fatos relatados, compreender listas, compreender a tipologia textual, identificar as expressões de tempo numa narrativa, identificar diferentes perspectivas em manchetes de jornal, compreender a organização de um texto, usar um texto para descobrir regras gramaticais.




Esse é o conteúdo do ano de 2014 da 2ª série do Ensino Médio. Não deixe de consultar sua professora sobre o conteúdo específico da prova da 3ª certificação e da PFVR, se for o caso.





FRANCÊS 

- A voz passiva
- O subjuntivo (presente)
- O discurso indireto / a interrogação indireta
- Os superlativos
- O pronome y / la mise en relief
- A expressão de sentimentos de alegria, inquietude, indiferença (os adjetivos: heureux, méfiant, etc.)
- A linguagem não-verbal (gestos e expressões faciais “bien français”)




ESPANHOL

MATERIAL DIDÁTICO: Enlaces.  Volume 2. São Paulo: Macmillan, 2010.
3ª certificação - Unidades: 06 e 07
Competência Intercultural
Competência Discursiva
Competência linguístico-gramatical



-          Reconhecer a diversidade sociocultural hispânica, relacionando ética e cidadania
-          Comparar os hábitos alimentares de diferentes países hispânicos
-          Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema
-          Expressar desejos e possibilidades no futuro;
-          Expressar obrigação de forma pessoal e impessoal
-          Descrever e valorizar hábitos alimentares;
-          Dar ordens e conselhos
-          Presente do Subjuntivo
-          Expressões de desejo e probabilidade
-          Modo Imperativo afirmativo e negativo e colocação pronominal
-          Perífrase verbal:”tener que” e “haber que”
-          Heterotônicos
-          Léxico: solidariedade e alimentos
-          Acentuação: casos especiais




MATEMÁTICA – Turmas do EM Regular

·         Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

·         Exponenciais e Logaritmos: Elaboração de gráficos, determinação de domínios e imagens, aplicação de propriedades operatórias na simplificação de expressões; Resolução de equações , inequações e problemas que envolvam os conceitos de exponencial ou de logaritmo.

·         Resolução de problemas que envolvam a aplicação do Princípio Fundamental da Contagem e o reconhecimento de Arranjos, Permutações e Combinações. 

·         Resolução de problemas que envolvam o termo geral ou a soma dos termos de uma PA ou PG

·         Resolução de problemas que envolvam o cálculo de juros simples ou compostos e porcentagem.



Turmas do EMI  - Informática e Meio-Ambiente

·         Estatística: uso das medidas de tendência central e de dispersão para a análise e resolução de problemas.

·         Funções do 1º e 2º graus: elaboração de gráficos, determinação de domínios, imagens, zeros, intervalos de crescimento e decrescimento, sinal, máximos e mínimos; resolução de inequações e problemas.

·         Exponenciais e Logaritmos: elaboração de gráficos, determinação de domínios e imagens, aplicação de propriedades operatórias na simplificação de expressões; Resolução de equações, inequações e problemas que envolvam os conceitos de exponencial ou de logaritmo.

·         Resolução de problemas que envolvam o termo geral ou a soma dos termos de uma PA ou PG.

·         Resolução de problemas que envolvam o cálculo de juros simples ou compostos e porcentagem.  





QUÍMICA


                  PROVA INSTITUCIONAL     

FÍSICO-QUÍMICA:
ü  Estequiometria simples e rendimento;
ü  Soluções – curva de solubilidade, classificação das soluções e unidades de concentração;
ü   Diluição e mistura de soluções.

ORGÂNICA:
ü  Classificações do carbono e cadeias;
ü  Hibridização;
ü  Tipos de fórmulas;
ü  Funções orgânicas




 PROVA DE VERIFICAÇÃO FINAL

                         
                              
FÍSICO-QUÍMICA:
-  Gases - Equação de Clapeyron;
-   Estequiometria simples e rendimento;
-  Soluções – unidades de concentração;
-   Soluções – diluição e mistura de solutos diferentes que reagem entre si.


ORGÂNICA:
-   Classificações do carbono e cadeias;
-   Hibridização;
-   Tipos de fórmulas;
-   Funções orgânicas

FÍSICA

- MU, MUV e aplicações da cinemática
Leis de Newton e suas aplicações
− força centrípeta e dinâmica do movimento circular
Trabalho e Energia:
- Gravitação Universal

- Estática dos corpos rígidos
Teorema do Impulso  

Conservação do Quantidade de Movimento

Colisões



PORTUGUÊS
PROVA INSTITUCIONAL
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
 Período composto por subordinação
Período composto por coordenação
Emprego e funções sintáticas dos pronomes relativos



PORTUGUÊS
PROVA FINAL DE VERIFICAÇÃO

- Leitura de obras dos estilos de época estudados na série
- Romantismo (poesia e prosa)
- Realismo
- Naturalismo
- Parnasianismo
- Simbolismo
- Morfossintaxe do período simples (termos da oração)
-Morfossintaxe do período composto (período composto por subordinação:     
   substantivas, adjetivas e adverbiais; período composto por coordenação)
- Emprego e função sintática dos pronomes relativos
- Emprego e valores dos conectivos


DESENHO


Série / Ano
Prova
Conteúdos
2º Ano
·      PI
·      Geometria Descritiva 
· Organização espacial - Épura    
· Representação e projeção do ponto
· Classificação e projeção da reta
            - Reta de Perfil e projeção lateral (V.G.)
- Pertinência de ponto e reta
            - Pontos notáveis e trajetória
            - Posições relativas entre duas retas
·  Classificação e projeção dos planos
            - Pertinência de reta e plano
           - Figura contida em plano

·      PFV
·      Desenho Projetivo
· Noções de projeção
· Sistemas de projeção
· Desenho isométrico e vistas ortográficas
·      Geometria Descritiva
· Planos de projeção e épura
· Representação do ponto através de suas coordenadas
· Estudo da reta
· Estudo do plano




Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger