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- PONTOS NODAIS DA 3ª SÉRIE - 2014
Posted by : CP2sc3
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
PONTOS
NODAIS DA 3ª SÉRIE
BIOLOGIA
PROVA INSTITUCIONAL (PI)
I)
3ª SÉRIE – TURMAS REGULARES:
-
Evolução:
. Teorias evolutivas;
. Especiação;
.
Evidências do processo evolutivo;
-
Sucessão ecológica;
-
Dinâmica de populações;
-
Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa e buraco na camada
de ozônio.
II)
3ª SÉRIE – TURMA IN 313:
-
Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança
influenciada pelo sexo, cromatina sexual, e aneuploidias cromossômicas
numéricas autossômicas e sexuais;
-
Biotecnologia: transgenia, clonagem e células-tronco;
-
Teorias evolutivas;
-
Relações ecológicas.
III)
3ª SÉRIE – TURMA MA 315:
-
Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
-
Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança
influenciada pelo sexo, cromatina sexual, e aneuploidias cromossômicas
numéricas autossômicas e sexuais;
-
Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa, buraco na camada de
ozônio, bioacumulação, eutrofização, inversão térmica, maré negra, maré
vermelha e poluição térmica.
PROVA FINAL DE VERIFICAÇÃO (PFV)
I)
3ª SÉRIE – TURMAS REGULARES:
-
Leis de Mendel;
-
Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
-
Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança
influenciada pelo sexo;
-
Teorias Evolutivas;
-
Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria;
-
Ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio e nitrogênio) e respectivos
desequilíbrios ecológicos.
II)
3ª SÉRIE – TURMA IN 313:
-
Leis de Mendel;
-
Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
-
Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança
influenciada pelo sexo;
-
Teorias Evolutivas;
-
Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria;
-
Ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio e nitrogênio) e respectivos desequilíbrios
ecológicos.
III)
3ª SÉRIE – TURMA MA 315:
-
Leis de Mendel;
-
Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
-
Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança
influenciada pelo sexo;
-
Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa, buraco na camada de
ozônio, bioacumulação, eutrofização, inversão térmica, maré negra, maré
vermelha e poluição
ESPANHOL
MATERIAL DIDÁTICO: Enlaces.
Volume 3. São Paulo: Macmillan, 2010.
Além
do uso do manual Enlaces, atentar para a realização de atividades que
objetivem o desenvolvimento de estratégias de leitura e da gramática reflexiva
com vistas a ampliar a capacidade argumentativa dos educandos.
3ª certificação - Unidades: 3 e 6
|
||
Competência
Intercultural
|
Competência
Discursiva
|
Competência
linguístico-gramatical
|
- Comparar processos de formação social,
relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.
- Contextualizar e ordenar fatos registrados,
compreendendo a importância dos fatores sociopolíticos
- Analisar e confrontar interpretações de situações ou
fatos artístico-culturais, comparando diferentes pontos de vista
|
-
Narrar fatos passados
-
Referir-se a ações passadas anteriores a outras também
passadas
-
Expressar transformações
-
Reproduzir palavras ditas por outras pessoas
-
Narrar acontecimentos
|
- Pretérito “Pluscuamperfecto” do Indicativo
- Revisão de tempos no Pretérito
- Verbos que expressam mudança
- Estilo indireto
- Pronomes: combinação de objeto direto e indireto
- Expressões temporais
|
FRANCÊS
1.
Modos e tempos verbais
a) Gerúndio
b) Particípio
presente
c) Subjuntivo
d) Passé
simple
2.
Pronomes
a) Relativos
simples e compostos
b) Possessivos
3.
Restrição (ne... que)
4.
Discurso indireto
5.
Marcadores lógicos
a) Causa
b) Consequência
c) Concessão
oposição
6.
Vocabulário relativo às lições
7.
Compreensão e interpretação de texto
INGLÊS
Gramática
|
Vocabulário
|
Estratégias de leitura:
|
-
Verb tenses
-
Conditional sentences
-
Passive voice
-
Reported speech
-
Verbs followed by gerunds and/or infinitives
|
- Word
Formation:
Preffixes and Sufifixes
-- Discourse
markers
- Falso Cognatos
- Phrasal
verbs
- Miss/loose/lose
- such/such as /as such
- Intensifiers:
quite/rather/pretty/fairly, etc
- Vocabulário relativo aos
textos lidos
Utilizar
sempre os textos extras.
|
Skimming, scanning, palavras
transparentes, elementos não lineares, uso do dicionário, fazer previsões,
palavras transparentes e “falsos amigos”, formação de palavras, dedução do
significado pelo contexto, uso do
dicionário, uso de imagens, títulos, formatação para entendimento de um
texto, identificar o tipo de texto e o
gênero textual, aplicar conhecimento prévio para compreender um texto,
Compreender
informações dadas através de números, compreender a ideia principal de um
parágrafo, focar na lógica de um argumento quando não compreendemos os fatos
relatados, compreender listas, compreender a tipologia textual, identificar
as expressões de tempo numa narrativa, identificar diferentes perspectivas em
manchetes de jornal, compreender a organização de um texto, usar um texto
para descobrir regras gramaticais, usar partes de uma palavra para inferir
seu significado, ler um mesmo texto com diferentes propósitos.
|
Esse é o conteúdo do ano de 2014 da 3ª série do Ensino
Médio. Não deixe de consultar sua
professora sobre o conteúdo específico da prova da 3ª certificação e da PFVR,
se for o caso.
GEOGRAFIA
-
Industrialização
- Urbanização
- Energia
- Agrária
-
Regionalização do espaço brasileiro
HISTÓRIA
- Brasil República ( de 1946 - 1985)
- Redemocratização (pós-2ª guerra)
- Regime Militar (Castelo Branco a Geisel)
SOCIOLOGIA
- Política
- Gentrificação
- Sociologia Ambiental
- Relação natureza e cultura
- Desenvolvimento sustentável e suas contradições
- Movimento Ambientalista
- Racismo e Justiça Ambiental
- Sociologia Agrária
FÍSICA
Força
elétrica e Campo
elétrico
Ondas
Circuitos elétricos, Magnetismo (bússolas e ímãs)
Circuitos elétricos, Magnetismo (bússolas e ímãs)
Leis de
Ohm
Força magnética e campo magnético
Associação
de resistores
Instrumentos
de medidas (amperímetros e voltímetros)
Potência
e energia elétrica
MATEMÁTICA
REGULAR
·
Aplicação da definição de probabilidade na
resolução de problemas.
·
Estatística: uso das medidas de tendência central e de dispersão para a análise e
resolução de problemas.
·
Números Complexos: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com
números complexos na forma algébrica ou trigonométrica;
Representação no plano de Argand -Gauss; Determinação do módulo e do
argumento de um número complexo ; Resolução de equações.
·
Polinômios e Equações Algébricas.
·
Geometria Espacial: cálculo de áreas e volumes de Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones e
Esferas e suas secções.
INFORMÁTICA E MEIO AMBIENTE
·
Resolução de problemas que envolvam a aplicação do Princípio
Fundamental da Contagem e o reconhecimento de Arranjos, Permutações e
Combinações.
·
Aplicação da definição de probabilidade na
resolução de problemas.
·
Matrizes, Determinantes e
Sistemas Lineares.
·
Geometria Espacial: cálculo de áreas e volumes de Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones e
Esferas e suas secções.
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|||
Pontos Nodais da PI e PFV –
DESENHO
Ensino Médio
Série / Ano
|
Prova
|
Conteúdos
|
3º
Ano
|
·
PI
|
·
Geometria
Descritiva
·
Sólidos
Geométricos
·
Desenho
Isométrico
·
Seção
plana
- Verdadeira grandeza da seção
|
·
PFV
|
·
Geometria
Descritiva
·
Poliedros
irregulares
·
Poliedros
regulares
·
Sólidos
de revolução
·
Planificações
·
Desenho
Isométrico
·
Seção
plana produzida por planos projetantes
|
PORTUGUÊS
Para a Prova
Institucional (Matéria da 3ª Certificação):
• Texto
argumentativo (estratégias de argumentação)
• Concordância
verbal e nominal
• A segunda fase do Modernismo: Carlos
Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes
• Figuras de
linguagem
Para a Prova Final
de Verificação:
• Figuras
de linguagem
• Pré-Modernismo
• Vanguardas
europeias
• Modernismo
(1ª e 2º fases)
• Texto
argumentativo (estratégias de argumentação)
• Concordância
verbal e nominal
• Regência
nominal e verbal
• Crase
• Emprego e
colocação pronominal