Posted by : CP2sc3 quinta-feira, 13 de novembro de 2014





PONTOS NODAIS DA 3ª SÉRIE




BIOLOGIA



PROVA INSTITUCIONAL (PI)

I) 3ª SÉRIE – TURMAS REGULARES:

- Evolução:
  . Teorias evolutivas;
  . Especiação;
  .  Evidências do processo evolutivo;
- Sucessão ecológica;
- Dinâmica de populações;
- Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa e buraco na camada de ozônio.

II) 3ª SÉRIE – TURMA IN 313:

- Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo, cromatina sexual, e aneuploidias cromossômicas numéricas autossômicas e sexuais;
- Biotecnologia: transgenia, clonagem e células-tronco;
- Teorias evolutivas;
- Relações ecológicas.

III) 3ª SÉRIE – TURMA MA 315:

- Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
- Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo, cromatina sexual, e aneuploidias cromossômicas numéricas autossômicas e sexuais;
- Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa, buraco na camada de ozônio, bioacumulação, eutrofização, inversão térmica, maré negra, maré vermelha e poluição térmica.




PROVA FINAL DE VERIFICAÇÃO (PFV)


I) 3ª SÉRIE – TURMAS REGULARES:

- Leis de Mendel;
- Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
- Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo;
- Teorias Evolutivas;
- Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria;
- Ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio e nitrogênio) e respectivos desequilíbrios ecológicos.


II) 3ª SÉRIE – TURMA IN 313:

- Leis de Mendel;
- Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
- Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo;
- Teorias Evolutivas;
- Cadeias e teias alimentares: fluxo de energia e matéria;
- Ciclos biogeoquímicos (carbono, oxigênio e nitrogênio) e respectivos desequilíbrios ecológicos.

III) 3ª SÉRIE – TURMA MA 315:

- Leis de Mendel;
- Grupos sanguíneos: sistemas ABO e Rh;
- Cromossomos sexuais: herança ligada ao sexo, herança restrita ao sexo, herança influenciada pelo sexo;
- Desequilíbrios ecológicos: intensificação do efeito estufa, buraco na camada de ozônio, bioacumulação, eutrofização, inversão térmica, maré negra, maré vermelha e poluição





ESPANHOL


MATERIAL DIDÁTICO: Enlaces.  Volume 3. São Paulo: Macmillan, 2010.
Além do uso do manual Enlaces, atentar para a realização de atividades que objetivem o desenvolvimento de estratégias de leitura e da gramática reflexiva com vistas a ampliar a capacidade argumentativa dos educandos.

3ª certificação - Unidades: 3  e 6


Competência Intercultural
Competência Discursiva
Competência linguístico-gramatical
- Comparar processos de formação social, relacionando-os com seu contexto histórico e geográfico.
- Contextualizar e ordenar fatos registrados, compreendendo a importância dos fatores sociopolíticos
- Analisar e confrontar interpretações de situações ou fatos artístico-culturais, comparando diferentes pontos de vista
-       Narrar fatos passados
-       Referir-se a ações passadas anteriores a outras também passadas
-       Expressar transformações
-       Reproduzir palavras ditas por outras pessoas
-       Narrar acontecimentos
- Pretérito “Pluscuamperfecto” do Indicativo
- Revisão de tempos no Pretérito
- Verbos que expressam mudança
- Estilo indireto
- Pronomes: combinação de objeto direto e indireto
- Expressões temporais




 FRANCÊS


1. Modos e tempos verbais
a)     Gerúndio
b)    Particípio presente
c)     Subjuntivo
d)    Passé simple
2. Pronomes
a)     Relativos simples e compostos
b)    Possessivos
3. Restrição (ne... que)
4. Discurso indireto
5. Marcadores lógicos
a)     Causa
b)    Consequência
c)     Concessão oposição
6. Vocabulário relativo às lições
7. Compreensão e interpretação de texto



INGLÊS


Gramática
Vocabulário
Estratégias de leitura:
-          Verb tenses
-          Conditional sentences
-          Passive voice
-          Reported speech
-          Verbs followed by gerunds and/or infinitives


- Word Formation:
Preffixes and Sufifixes
-- Discourse markers
- Falso Cognatos
- Phrasal verbs
- Miss/loose/lose
-  such/such as /as such
- Intensifiers: quite/rather/pretty/fairly, etc
- Vocabulário relativo aos textos lidos

Utilizar sempre os textos extras.



Skimming, scanning, palavras transparentes, elementos não lineares, uso do dicionário, fazer previsões, palavras transparentes e “falsos amigos”, formação de palavras, dedução do significado pelo contexto,  uso do dicionário, uso de imagens, títulos, formatação para entendimento de um texto, identificar o tipo de  texto e o gênero textual, aplicar conhecimento prévio para compreender um texto,
Compreender informações dadas através de números, compreender a ideia principal de um parágrafo, focar na lógica de um argumento quando não compreendemos os fatos relatados, compreender listas, compreender a tipologia textual, identificar as expressões de tempo numa narrativa, identificar diferentes perspectivas em manchetes de jornal, compreender a organização de um texto, usar um texto para descobrir regras gramaticais, usar partes de uma palavra para inferir seu significado, ler um mesmo texto com diferentes propósitos.




Esse é o conteúdo do ano de 2014 da 3ª série do Ensino Médio.  Não deixe de consultar sua professora sobre o conteúdo específico da prova da 3ª certificação e da PFVR, se for o caso.




GEOGRAFIA

     - Industrialização
     - Urbanização
     - Energia
     - Agrária
    - Regionalização do espaço brasileiro
      
    

HISTÓRIA

- Brasil República ( de 1946 - 1985)


- Redemocratização (pós-2ª guerra)


- Regime Militar (Castelo Branco a Geisel)






                                                         SOCIOLOGIA

- Política

- Gentrificação

- Sociologia Ambiental 

- Relação natureza e cultura

- Desenvolvimento sustentável e suas contradições

- Movimento Ambientalista

- Racismo e Justiça Ambiental

- Sociologia Agrária 







FÍSICA      


Força elétrica e Campo elétrico                                   Ondas
Circuitos elétricos,                                                     Magnetismo (bússolas e ímãs)
Leis de Ohm                                                             Força magnética e campo magnético                                                             
Associação de resistores
Instrumentos de medidas (amperímetros e voltímetros)
Potência e energia elétrica





                                              MATEMÁTICA 



                                                                       REGULAR
·         Aplicação da definição de probabilidade na resolução de problemas.

·         Estatística: uso das medidas de tendência central e de dispersão para a análise e resolução de problemas.

·         Números Complexos: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação) com números complexos na forma algébrica ou trigonométrica;
Representação no plano de Argand -Gauss; Determinação do módulo e do argumento de um número complexo ; Resolução de equações.

·         Polinômios e Equações Algébricas.

·         Geometria Espacial: cálculo de áreas e volumes de Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones e Esferas e suas secções.



     INFORMÁTICA E MEIO AMBIENTE

·         Resolução de problemas que envolvam a aplicação do Princípio Fundamental da Contagem e o reconhecimento de Arranjos, Permutações e Combinações. 

·         Aplicação da definição de probabilidade na resolução de problemas.

·         Matrizes, Determinantes e Sistemas Lineares.

·         Geometria Espacial: cálculo de áreas e volumes de Prismas, Pirâmides, Cilindros, Cones e Esferas e suas secções.








 

 
 


  Pontos Nodais da PI e PFV –

DESENHO



Ensino Médio

Série / Ano
Prova
Conteúdos
3º Ano
·      PI
·      Geometria Descritiva
· Sólidos Geométricos
· Desenho Isométrico

· Seção plana
         - Verdadeira grandeza da seção


·      PFV
·      Geometria Descritiva
·  Poliedros irregulares
·  Poliedros regulares
·  Sólidos de revolução
·  Planificações
·  Desenho Isométrico
·  Seção plana produzida por planos projetantes









PORTUGUÊS

Para a Prova Institucional (Matéria da 3ª Certificação):

•            Texto argumentativo (estratégias de argumentação)
•             Concordância verbal e nominal
•            A segunda fase do Modernismo: Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinicius de Moraes
•           Figuras de linguagem

Para a Prova Final de Verificação:


•             Figuras de linguagem
•             Pré-Modernismo
•             Vanguardas europeias
•             Modernismo (1ª e 2º fases)
•            Texto argumentativo (estratégias de argumentação)
•             Concordância verbal e nominal
•             Regência nominal e verbal
•            Crase
•             Emprego e colocação pronominal







Leave a Reply

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Mais vistos

Tecnologia do Blogger.

Copyright © Colégio Pedro II Campus SC3 por Erisson Viana - Metrominimalist by Johanes Djogan - Powered by Blogger